Início » Lazer em São Paulo: abril é marcado por diversas atividades socioculturais e socioambientais gratuitas nos parques geridos pela Urbia

Lazer em São Paulo: abril é marcado por diversas atividades socioculturais e socioambientais gratuitas nos parques geridos pela Urbia

Para quem busca conexão com a natureza em meio à cidade de São Paulo, a Urbia, gestora dos Parques Ibirapuera, Jardim Felicidade, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Eucaliptos, Lajeado e Jacintho Alberto, acaba de divulgar uma agenda repleta de atividades socioculturais e socioambientais gratuitas para o mês de abril. A programação será composta por ações que também celebram os dias Nacional da Botânica, Nacional do Livro Infantil e dos Povos Indígenas, comemorados respectivamente em 17, 18 e 19 do mês. Confira abaixo o cronograma completo:

PARQUE IBIRAPUERA

Estação Biodiversidade: Pigmentos Naturais e Brincadeiras

Nos sábados 20 e 27, das 10h às 17h, e nos domingos 21 e 28 de abril, das 14h às 17h, será realizada gratuitamente a Estação Biodiversidade: Pigmentos Naturais e Brincadeiras, com o propósito de destacar a importância do Dia Nacional da Botânica e o Dia dos Povos Indígenas. Na ocasião, a equipe educativa da Urbia apresentará o fruto urucum, nativo da América Tropical e amplamente utilizado pelos povos originários para pintura corporal e artesanato, devido à coloração vermelha de suas sementes, além de simbolizar força e alegria. Hoje, esse recurso é aplicado na pigmentação de laticínios, maquiagens, temperos e protetores solares. Durante a atividade, todos poderão produzir trabalhos manuais a partir da extração do pigmento do urucum e participarão de jogos indígenas. O acesso é livre para todos os públicos e o evento será realizado no Parquinho do Parque Ibirapuera, próximo às quadras de basquete, ou na Serraria, próximo ao Portão 7, em caso de chuva.

Circuito Temático Ambiental: A Biodiversidade no Coração de São Paulo

Em homenagem ao Dia Nacional da Botânica, o Parque Ibirapuera contará com o Circuito Temático Ambiental: A Biodiversidade no Coração de São Paulo, nos domingos 21 e 28 de abril, às 10h. Com início no Centro de Visitantes, próximo ao Planetário Ibirapuera, com entrada pelo Portão 10, a caminhada é guiada pela equipe ambiental da Urbia e passará pelas ruas, alamedas e jardins do espaço, além de ter como foco a biodiversidade presente no parque, sua história e principais curiosidades. Ao longo do trajeto, haverá paradas estratégicas nas quais serão apresentadas algumas aves, espécies botânicas e ecossistemas que pairam pelas paisagens. Uma ótima pedida para falarmos sobre a botânica no mês que se celebra o Dia Nacional da Botânica. É recomendado a utilização de roupas confortáveis, tênis ou sapatos fechados, além de protetor solar, repelente e garrafinha d’água. Vale ressaltar que a atividade é livre para todos os públicos, não há necessidade de inscrição, porém as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.

PARQUE JARDIM FELICIDADE

Leitura em Homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil

Na quinta-feira (18), às 14h, será realizado encontro gratuito de Leitura em Homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, no Parquinho do Portão 3. A Urbia convida todos a levarem livros de contos infantis para leitura coletiva, a fim de despertar a imaginação no bosque mágico do Parque Jardim Felicidade. É recomendado a utilização de roupas confortáveis, tênis ou sapatos fechados, além de protetor solar, repelente e garrafinha d’água.

Roda de Conversa sobre os Povos Nativos

Na sexta-feira (19), às 14h, o Salão de Bocha do Parque Jardim Felicidade contará com uma Roda de Conversa sobre os Povos Nativos. Durante a atividade, a equipe da Urbia abordará a história dos povos originários no Brasil, destacando a luta de Sepé Tiaraju, um guerreiro da etnia Guarani, considerado e declarado herói e suas influências na contemporaneidade. Também serão abordadas outras etnias que residem em territórios brasileiros, sua cultura ancestral, suas principais ameaças e sua luta coletiva. O evento é gratuito e livre para todos os públicos.

PARQUE TENENTE BRIGADEIRO FARIA LIMA

Oficina Literária: Artes nas Páginas

No domingo (21), às 10h, no Parquinho de Areia do Campo Society, a Urbia realizará gratuitamente a Oficina Literária: Arte nas Páginas. Em busca de estimular a imaginação, após a leitura, as crianças poderão criar desenhos, pinturas, colagens ou esculturas inspiradas nas histórias, utilizando elementos naturais. Desta forma, além de trabalhar a criatividade, os participantes se aproximarão das temáticas de biodiversidade nativa e conservação, se conectando ainda mais com a natureza.

PARQUE DOS EUCALIPTOS

Oficina Compostagem em Ação: Cuidando do Solo, Nutrindo as Plantas

Na sexta-feira (12), às 9h, na área de Piquenique do parque, será realizada a Oficina Compostagem em Ação: Cuidando do Solo, Nutrindo as Plantas, em celebração ao Dia Nacional da Conservação do Solo. Em parceria com a UBS Vila Praia, a atividade apresentará o passo a passo da montagem de uma composteira caseira, explicando a importância da compostagem para a conservação do solo e como ela contribui para reduzir o descarte de resíduos orgânicos, incentivando a sustentabilidade. A participação é gratuita e livre para todos os públicos.

Cultivando Conexões: Plantio Sustentável e Interação com a Natureza

No sábado (13), às 14h, no Playground do parque, será realizada a atividade gratuita Cultivando Conexões: Plantio Sustentável e Interação com a Natureza. Os participantes farão o plantio de sementes diversas, utilizando o humus retirado da composteira do parque e em recipientes de plástico reutilizados. Depois de pronto, poderão levar para casa e quando as sementes germinarem, as mudas poderão ser remanejadas para a terra ou vasos maiores.

Caminhada em Celebração ao Dia do Planeta Terra: Descobrindo e Conservando

No domingo (21), às 14h, será realizada a Caminhada em Celebração ao Dia do Planeta Terra: Descobrindo e Conservando. Durante o percurso, os visitantes terão a oportunidade de imersão com a natureza, descobrindo as sensações e aprendendo sobre a fauna, flora e história local. Além disso, poderão conhecer mais sobre as árvores nativas e espécies em risco de extinção, assim como aprender sobre o Córrego dos Mirandas e o Memorial da Vovózona. A atividade é gratuita e livre para todos os públicos.

Roda de Conversa sobre a Sabedoria Indígena na Conservação da Natureza: Diálogo de Saberes

Em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, no sábado (27), às 14h, no Playground, será realizada gratuitamente a Roda de Conversa sobre a Sabedoria Indígena na Conservação da Natureza: Diálogo de Saberes. Durante a atividade, os visitantes conhecerão mais sobre a importância dos povos indígenas na preservação da natureza e da biodiversidade, a relação que possuem com o meio ambiente, suas práticas de conservação e o papel fundamental que desempenham na área de proteção. A participação é livre para todos os públicos.

PARQUE LAJEADO

Circuito Temático Ambiental

Na segunda-feira (22), das 10h às 11h30, será realizado o Circuito Temático Ambiental para apreciação das espécies de fauna e flora do Parque Lajeado, seguido de uma roda de conversa sobre o Dia Mundial da Terra. Essa atividade será uma oportunidade única para conhecer a biodiversidade local e discutir temas relevantes sobre a preservação ambiental e a sustentabilidade. O evento é livre para todos os públicos e será realizado na Área Multiuso do espaço.

PARQUE JACINTHO ALBERTO

Divulgação Científica: O Incrível Universo dos Bichos-Pau

No sábado (13), das 12h às 17h, será oferecida uma programação especial em parceria com grupo de pesquisadores do Projeto Phasma, a Divulgação Científica: O Incrível Universo dos Bichos-Pau. Estes profissionais fazem pesquisas e divulgações científicas dedicadas ao estudo dos bichos-pau, insetos que fazem parte da fauna brasileira. Na data, os estudiosos estarão no parque para apresentar estes artrópodes que despertam a curiosidade de todos, devido à sua habilidade de camuflagem em pedaços de madeira ou gravetos. A participação é gratuita, livre para todos os públicos e o evento será realizado na Área Multiuso.

Oficina do Dia do Planeta Terra

No domingo (21), das 14h às 15h, será realizada a Oficina do Dia do Planeta Terra, em homenagem à data. A equipe da Urbia ofertará uma oficina de produção de trabalhos manuais com pintura, utilizando tinta e lápis de cor em desenhos relacionados à conservação do meio ambiente. O intuito da atividade é sensibilizar os participantes de forma lúdica sobre a importância de contribuir com a biodiversidade e sua conservação, por meio de atitudes cotidianas. A atividade é destinada às crianças e será realizada gratuitamente na Área Multiuso do parque.