Recursos para a compra de equipamentos e para a contratação de profissionais para a área da Saúde, bem como o custeio de ações sociais, foram os pedidos que marcaram a audiência do Orçamento 2025 realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (2), em Palmital.
O encontro foi promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Alesp que, nesta quinta, no município da Região Administrativa de Marília, chegou a 15ª audiência realizada no ano. O município de Palmital fica a 415 quilômetros da Capital e conta com cerca de 20 mil habitantes.
Saúde
Responsável pelo atendimento de 25 municípios da região, o Hospital Regional de Assis, cidade vizinha a Palmital, foi tema de pedidos por investimentos feitos pela população.
Representante do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado (SindSaúde), Silmara Grassi falou sobre a falta de profissionais nos hospitais da região e solicitou a realização de concursos públicos no estado.
“A defasagem de profissionais da Saúde dentro dos equipamentos é gritante. Essa valorização profissional através da contratação de recursos humanos precisa acontecer”, afirmou Silmara.
Vereador de Assis, Vinicius Simili fez coro ao pedido por mais profissionais e solicitou recursos para o hospital regional da cidade. “É necessário que se reveja esse modelo. Não dá para a Região de Assis ficar à mercê de situações de ter que levar pacientes para outras regiões”, afirmou.
Já o presidente da Câmara de Palmital, vereador Cristian do Posto, pediu recursos para a compra de um equipamento de tomografia para a cidade. “A gente tem que comprar o serviço fora do município e isso acaba encarecendo demais, diminuindo o que a gente poderia estar usando”, disse. “Com o aparelho a gente conseguiria fazer o atendimento da comarca toda”, afirmou.
A Comissão de Finanças da Alesp, representada pelos deputados Gilmaci Santos (Republicanos), presidente do Colegiado, Luiz Claudio Marcolino (PT) e Enio Tatto (PT), anunciou a reserva de R$ 850 mil na peça orçamentária estadual para a cidade de Palmital.
O montante será destinado para a compra do equipamento de tomografia e para a área Social da cidade. O valor inserido no Orçamento 2025 será votado ao final do ano pelo Plenário da Alesp.
Cuidado com a população
Durante o encontro, munícipes de Palmital e região também fizeram pedidos para a assistência social dos municípios, em especial no cuidado com as crianças e os idosos e para a proteção animal.
Representante da Associação dos Moradores do bairro Parque das Acácias, de Assis, Claudinei dos Santos solicitou a construção de arenas esportivas na periferia da cidade. “Só nos conjuntos habitacionais da CDHU são cerca de 3 mil moradores e, desses, mil são crianças”, disse. “Em termos de esporte, lazer e recreação, não temos nada para nossas crianças”, afirmou.
Vice-prefeita de Palmital, Ana Eliza Silva falou sobre as associações que atendem os idosos. De acordo com a prefeitura, 20% da população da cidade é idosa. “A demanda é muito grande por conta do trabalho. Precisamos de ampliação e de um ônibus para o transporte”, disse.
O Orçamento
Entre os meses de março, abril e maio, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 25 cidades de diferentes regiões do estado para consultar, diretamente com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.
Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.