A ZAMP®, máster franqueada das marcas Burger King® e Popeyes® no Brasil, em parceria com o Movimento Arredondar, já estimulou a doação de centavos de troco em 32 milhões de vendas. O movimento é um estímulo aos clientes para realizarem um gesto solidário e arredondarem os centavos de troco, o que proporcionou uma arrecadação total de R$ 5,6 milhões durante todo o período da parceria, por meio de 762 lojas das redes nos estados do AM, CE, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PE, PI, RJ, RO, RR, RS, SE, SC, SP e TO.
Atualmente, as lojas Burger King® e Popeyes® participantes da parceria com o Movimento Arredondar, incentivam, em média, mais de 400 arredondamentos por hora, mostrando que as equipes estão engajadas a estimular as doações dos centavos pelos clientes, contribuindo para um círculo virtuoso de apoio a causas importantes no País.
Os restaurantes das redes em todo o País arrecadam até R$ 1 por tíquete, ou seja, um valor que muitas vezes pode parecer simples, mas ajuda milhares de pessoas em todo o Brasil nas causas da educação e combate à fome. “É um gesto que contribui de forma gigantesca para que centenas de pessoas tenham acesso à educação e conquistem seu espaço no mercado de trabalho”, detalha o vice-presidente de operações da ZAMP®, Danillo Toledo.
Estímulo ao varejo solidário
Ao realizar uma compra em qualquer restaurante Burger King® e Popeyes®, o cliente pode arredondar os centavos no balcão ou totens de atendimento, durante a compra. Os valores são destinados a 15 ONGs atendidas pelo Movimento Arredondar.
Para estimular cada vez mais clientes a arredondarem os centavos de troco, as equipes de Burger King® e Popeyes® participam de encontros e workshops periódicos com as lideranças da ZAMP® e representantes do Movimento Arredondar, assim como realizam visitas às ONGs atendidas. Esse movimento solidário beneficia centenas de jovens, por meio de 15 ONGs que atuam pela educação e em programas de combate à fome.
De acordo com Danillo, “esta cultura gera maior engajamento tanto da marca com as causas quanto dos clientes que podem ter a satisfação de contribuir de forma voluntária”.
Auxílio à educação e capacitação
As ONGs apoiadas pela ZAMP®, por meio do Movimento Arredondar, já atenderam mais de 150 mil pessoas em projetos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, Maranhão, Pernambuco e Goiás.
Na área de Educação, a parceria entre a ZAMP® eo Movimento Arredondar apoia organizações que têm como característica grande multiplicidade de perfis, que envolvem atividades de complemento escolar, acolhimento e atendimento psicológico; organizações que trabalham a dimensão do Advocacy (influenciar a formulação de políticas e a alocação de recursos públicos), apoiando e influenciando a formação de políticas educacionais; e até mesmo organizações que utilizam a educação como ferramenta para inclusão e promoção social.
Um dos exemplos de ONG beneficiada na parceria entre a ZAMP e o Movimento Arredondar que vem realizando relevante papel no desenvolvimento de crianças carentes em Porto Alegre (RS) é a ACOMPAR, que já atendeu mais de três mil famílias. O mesmo ocorre com o CENPEC, da cidade de São Paulo, que promove a educação e o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens vulneráveis de todo o Brasil, apoiando professores, gestores e redes públicas de ensino. Já foram mais de 100 mil pessoas impactadas pela ONG.
Outra organização apoiada é o Todos pela Educação, que atua por meio da produção de estudos e promove a mobilização da sociedade e do poder público pela melhoria da Educação Básica pública para todas as crianças e jovens do Brasil. De forma indireta, mais de 40 milhões de alunos das redes públicas no Brasil foram impactados.
Popeyes no combate à fome
Os valores arredondados nos mais de 80 restaurantes Popeyes de todo o Brasil, são destinados ao combate à fome, por meio da ONG Banco de Alimentos e, também, na Gastromotiva, que atua nos estados do RJ, SP e SC.
Fundada em 1998, a ONG Banco de Alimentos é uma associação civil que recolhe alimentos que já perderam valor de prateleira no comércio e indústria, mas ainda estão aptos para consumo, e os distribui onde são mais necessários. No lugar de descartar legumes, massas, frutas, entre outros, os parceiros doam os excedentes à ONG que repassa tudo às entidades sociais cadastradas no projeto. Essa distribuição permite a complementação nutricional de refeições servidas para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos na cidade de São Paulo. São mais de 25 mil pessoas beneficiadas diariamente, por meio do Banco de Alimentos.