A tarde deste domingo (23) marcou um momento emblemático para São Vicente. Daqueles que as futuras gerações se recordarão com ‘gostinho de infância’. Por volta das 18h, a Fonte das Crianças (Praça Tom Jobim – Orla do Gonzaguinha) – maior fonte interativa da Baixada Santista – foi inaugurada, marcando o início de uma nova era na Cidade, de pertencimento e magia para o público infantil. A cerimônia reuniu autoridades municipais e estaduais, artistas, pais e mães e, evidentemente, os protagonistas do dia: os pequenos.
A celebração contou com música ao vivo, brincadeiras, atividades esportivas e uma homenagem ao Sr. Walter Piedade, de 80 anos, que trabalhou na manutenção de uma antiga fonte do Gonzaguinha nos anos 60.
Em seu discurso, o prefeito Kayo Amado ressaltou a importância de entregas como essa para resgatar o orgulho vicentino e impactar no futuro do Município. “Só existia um nome possível para a fonte de uma cidade que quer se reencontrar com o passado: é a Fonte das Crianças, porque é a criança que vai transformar esse lugar”.
Com luzes e jatos d’água, o equipamento encantou as milhares de pessoas que contemplaram sua inauguração, seja por lindos sorrisos representados pelos pequenos vicentinos ou pelo genuíno choro de emoção de um pai ou uma vendo seu filho se divertir tanto ao presenciar a magia da fonte.
Moradora do Japuí, Fabiana Pereira resgatou memórias da infância no evento. Segundo ela, o filho Lucas, de 10 anos, recebeu um verdadeiro presente. “Cresci aqui e não tínhamos oportunidades de diversão como essa. Meu filho certamente jamais esquecerá desse dia. Hoje São Vicente tem uma atração que valoriza a Cidade para chamar de sua”.
Lucas acabou não entrando na água, mas garantiu que quer brincar na fonte em oportunidades futuras e fazer novas amizades. “Estou com vontade de brincar nessa fonte. É uma grande chance pra eu conhecer novas pessoas. Gostei muito de estar aqui”.
Com traços alusivos à origem de São Vicente, no chão onde é situada a fonte foi colocada uma imagem da Rosa dos Ventos, representação gráfica que mostra coordenadas de um determinado local, além de ser utilizada há séculos para navegação, inclusive em bússolas. A Rosa dos Ventos conecta-se à história do Município, indicando a localização do Marco Padrão e a região da fundação da Vila de São Vicente.
A inauguração da mais nova atração turística da região marcou, também, a conclusão das obras na Nova Orla do Gonzaguinha, cuja estrutura foi remodelada, com intervenções em toda a sua extensão, contemplando novo calçadão, acessibilidade, iluminação, paisagismo, valorização urbanística e, sobretudo, três inovadores cartões-postais que enriquecem ainda mais as suas belezas naturais: os píeres dos Apaixonados e do Pelé e, a partir de agora, a Fonte das Crianças.
Morador de São Vicente desde os 9 anos, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira, fez uma ‘viagem no tempo’ relembrando o início da sua trajetória, e destacou as estratégias da Administração Municipal para recuperar os espaços públicos. “É um mix de emoções. Tem a emoção enquanto arquiteto e urbanista de poder executar um projeto em uma das baías mais lindas do Brasil; a emoção de poder fazer a diferença na vida das pessoas, de gerar memórias; e a emoção de alguém que mora aqui desde a infância e hoje presencia uma entrega linda como essa. Esse governo deu um outro horizonte para as crianças. Fico honrado enquanto profissional, vicentino e pai de estar aqui participando dessa entrega histórica para São Vicente”.
Adquirido via verba Dadetur (recurso do Governo do Estado destinado ao turismo), o investimento representa mais uma conquista do pacote de entregas do programa ‘São Vicente de Cara Nova’, iniciativa que consiste na reestruturação do eixo centro-praia, por meio da criação e restauração de patrimônios da região, conectando turismo, comércio, cultura, esporte e entretenimento.
O projeto segue sua linha estratégica de entregas garantidas para o futuro, complementando a Nova Orla do Gonzaguinha, como as praças da Biquinha e 22 de Janeiro e o Deck dos Pescadores reurbanizados, além da futura Praça da Bíblia.
“Uma obra acaba e outra já começa. Agora é a vez da Biquinha ser reurbanizada, para que todos possam resgatar as origens de um lugar onde nossos pais e avós foram tão felizes. Chega de olhar para o vizinho e invejá-lo. Nós também podemos ter, sim. Com planejamento, profissionalismo e força de vontade, a gente faz essa cidade crescer, mesmo com as dificuldades. São Vicente está voltando a sorrir”, concluiu o prefeito Kayo Amado.
Fonte: https://www.saovicente.sp.gov.br