A 47ª Semana Guiomar Novaes, que acontece entre 13 e 22 de setembro, em São João da Boa Vista, contará com mais de 30 atrações gratuitas. Entre os destaques estão a apresentação de A Banda Mais Bonita da Cidade, a peça “O Veneno do Teatro”, com Osmar Prado e Maurício Machado, e a banda Xaxado Novo. O evento é realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com correalização da prefeitura da cidade e gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.
A programação traz, também, a Orquestra Brasileira Inclusiva, a primeira no país integralmente formada por musicistas com alguma deficiência intelectual, show de Ana Cañas, o espetáculo de ballet “Instar”, de Elie Lazer, exposições, entre outras atrações musicais e teatrais.
“A Semana Guiomar Novaes é uma homenagem fundamental à nossa rica herança cultural. Celebrar a vida e a obra dessa grande artista não só destaca o impacto duradouro da sua música, mas também ressalta a importância da cultura em nossas vidas”, destaca a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
Pensada para todas as idades e projetada para atuar na formação de público, na difusão cultural e na valorização da cultura local, o evento terá, ainda, atividades especiais para as crianças. A consagrada Cia Pia Fraus apresenta os espetáculos “Bichos do Brasil”, que busca mostrar a riqueza da fauna brasileira por meio de recursos plásticos, música e coreografia, e “Dinossauros do Brasil”, peça que conta o surgimento desses grandes répteis em Terra Brasilis. Se apresentam ainda a “Carreta Show do Tubinho”, o grupo “Kombinados” e muito mais. Confira aqui a programação completa.
Guiomar Novaes e o legado da cultura
Guiomar Novaes, nascida em 1894 em São João da Boa Vista, começou a tocar piano ainda aos quatro anos de idade. Aos oito, a menina prodígio já se apresentava profissionalmente em salas de concerto. Aos 13, recebeu do governo brasileiro uma bolsa de estudos para um curso no Conservatório de Paris e, após dois anos, saiu em turnê pela Europa, retornando ao Brasil em 1914, quando começou a Primeira Guerra Mundial. Guiomar Novaes se apresentou em Nova York, participou da Semana de Arte Moderna de 1922, representou a América Latina na comemoração do 15º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi escolhida por Elizabeth II para inaugurar o Queen Elizabeth Hall, em Londres, e recebeu inúmeros prêmios e condecorações. A pianista foi ainda a inspiração para a personagem Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, de quem foi vizinha.