A maior floresta tropical do mundo tem data comemorativa e merece uma homenagem que reconheça sua grandeza como patrimônio natural, que tem 60% de 6,7 milhões de km² dispostos apenas em território brasileiro, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. E como forma de evidenciar e celebrar a importância do maior bioma nacional e como ele influencia nossas vidas, a Urbia oferecerá aos visitantes dos Parques Jardim Felicidade, Lajeado e Eucaliptos, uma programação gratuita, rica em conhecimento e repleta em biodiversidade para solenizar o Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro. O cronograma será formado por roda de conversa, caminhada ecológica e circuito temático ambiental. Confira a agenda completa a seguir:
Parque Jardim Felicidade
Roda de conversa em celebração ao Dia da Amazônia
Datas: 5 e 14 de setembro
Horário: 10h às 11h
Sobre: a roda de conversa destacará a importância da preservação e conservação da Amazônia. Durante a atividade, os participantes terão a oportunidade de reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade e a valorização da biodiversidade de todos os biomas brasileiros, além de aprenderem mais sobre a flora e fauna da floresta e como a conservação desse ecossistema é crucial para o equilíbrio climático do planeta.
Classificação: livre para todos os públicos
Local: portão do Parque
Endereço: Rua Laudelino Vieira de Campos, 265 – Jardim Felicidade, São Paulo – SP
Parque Lajeado
Circuito temático ambiental: Dia da Amazônia
Data: 5 de setembro
Horário: 10h
Sobre: o circuito temático ambiental trará as principais espécies de fauna e flora do parque e sua relação com o bioma amazônico. Haverá também um cartaz informativo com pílulas educativas para que os participantes se aprofundem no tema.
Classificação: livre para todos os públicos
Local: área multiuso
Endereço: Rua Antônio Thadeo, 712 – Guaianazes, São Paulo – SP
Parque dos Eucaliptos
Caminhada ecológica: Investigando a Amazônia
Data: 8 de setembro
Horário: 10h
Sobre: a caminhada ecológica abordará a importância da Amazônia, sua biodiversidade e mostrará aos participantes a forma correta de cuidar do meio ambiente, de maneira interativa e envolvente. O trajeto será feito dentro do parque com paradas para discutir temas específicos relacionados ao bioma, como sua fauna e flora. Um ponto especial da caminhada será a roda de conversa sobre os cedros, em que será tratado sobre como é possível proteger o meio ambiente no cotidiano. Também serão discutidos os desafios que os cedros enfrentam devido ao desmatamento e à exploração madeireira.
Classificação: livre para todos os públicos
Local: parquinho
Endereço: Rua Ministro Guimarães, 280 – Morumbi, São Paulo – SP