O mercado europeu é um dos principais destaques do turismo brasileiro e carioca, com países do continente contribuindo significativamente para o fluxo de visitantes. Para explorar ainda mais esse potencial, o Visit Rio participa, até 18 de outubro, do Roadshow da Visit Brazil Travel & Cultural Association (VBRATA), organização dedicada à promoção do Brasil no Reino Unido e na Europa.
Entre janeiro e agosto de 2024, cinco dos dez principais países emissores de turistas para o Rio de Janeiro foram da Europa. A França liderou em quarto lugar no ranking geral, com 49.179 visitantes, seguida pelo Reino Unido (29.150), Portugal (26.581), Alemanha (24.191) e Itália (19.223). No total, mais de 220 mil turistas europeus desembarcaram no Rio nesse período, representando um aumento de 28,15% em relação ao mesmo período de 2023, quando 171.928 visitantes do continente vieram à cidade.
O roadshow passará por Madri, Frankfurt, Paris e Lisboa, com o objetivo de reforçar o posicionamento do Rio de Janeiro como um destino atrativo para o público europeu. A ação incluirá rodadas de negócios, apresentações e oportunidades de networking, destacando as múltiplas possibilidades que a Cidade Maravilhosa oferece aos principais agentes de viagens e operadores turísticos do continente. Na pauta, a estreia do Roxy Dinner Show no calendário cultural carioca, como mais uma opção de lazer no portfólio da cidade.
“Nosso objetivo é destacar o potencial do Rio de Janeiro para os profissionais do mercado europeu, oferecendo a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos sobre o destino e suas novidades, como a estreia do Roxy Dinner Show. Experiências culturais diferenciadas como essa são grandes aliadas do turismo, especialmente para agentes de viagens que buscam oferecer algo exclusivo aos seus clientes. Dessa forma, incentivamos a inclusão do Rio em seus itinerários comerciais”, afirmou Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio.
O Visit Rio participa do roadshow em parceria com o RIOgaleão, com quem tem colaborado continuamente em iniciativas que visam fortalecer e consolidar as rotas aéreas já existentes, além de explorar novas oportunidades de conexão.
“A Europa é um mercado estratégico para o turismo no Rio de Janeiro, e ações como esse roadshow são fundamentais para reforçarmos o destino como uma escolha atrativa para o público europeu. Além de apresentarmos as novidades e oportunidades que a Cidade Maravilhosa oferece, é uma chance de destacar a conectividade e eficiência da nossa malha aérea. Estamos prontos para proporcionar uma experiência diferenciada e acolhedora aos passageiros que escolhem o RIOgaleão como porta de entrada para o Brasil”, disse Ana Paula Lopes, Gerente de Aviation Marketing do RIOgaleão.