Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!
Início » Governo de SP se une a varejista em campanha de conscientização sobre câncer de mama

Governo de SP se une a varejista em campanha de conscientização sobre câncer de mama

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Lojas da Marisa em todo o estado distribuem material informativo sobre serviços de saúde e suporte oferecido pelo Movimento SP por Todas

O Governo do Estado de São Paulo fechou parceria com a rede varejista Marisa neste Outubro Rosa. Todas as unidades das Lojas Marisa do estado serão pontos de distribuição de materiais informativos sobre o câncer de mama, destacando a importância da prevenção, além de detalhar os serviços da rede de acolhimento à mulher com câncer de mama em todo o sistema público estadual.

Cartilhas e cartazes ficam à disposição da população nas lojas e trazem informações sobre a rede de acolhimento, além de orientação sobre prevenção, tratamento e acesso aos serviços de saúde e assistência jurídica. A iniciativa faz parte do Movimento SP por Todas, criado pelo Governo de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para as mulheres.

Iniciativas e atividades do Outubro Rosa

Entre outras iniciativas durante o Outubro Rosa, o Governo de São Paulo lançou uma página oficial para esclarecer as principais dúvidas das mulheres que têm resistência em realizar a mamografia. O conteúdo aborda, também, os direitos das mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama e pode ser conferido no endereço https://www.outubrorosa.sp.gov.br.

O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) mobilizou um grupo de voluntariado para produção de almofadas de descanso para o braço de pacientes que realizaram mastectomia. Serão cerca de 300 unidades em formato de coração, confeccionadas pelas alunas de Costura do FUSSP para hospitais que realizam este tipo de cirurgia.

LEIA TAMBÉM: Câncer de mama: SP lança campanha de conscientização sobre importância do diagnóstico precoce

Anualmente, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) convida pacientes a subirem em uma passarela para um desfile com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Este ano, o tradicional evento acontece no dia 29 de outubro.

https://youtube.com/watch?v=ikEcT6xGVlU%3Ffeature%3Doembed

Programas da Saúde

Completando 10 anos de existência, o programa Mulheres de Peito atende mulheres paulistas, com idades entre 50 e 69 anos, agendando exames de mamografia sem necessidade de pedido médico e de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Para realizar o agendamento do exame, basta ligar para o número 0800 779 0000. A consulta é marcada via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.

Com três carretas de mamografia que percorrem diversas regiões do estado, o programa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) também oferece mamografia gratuita para pacientes com idade entre 50 e 69 anos apenas com a apresentação do RG e cartão SUS. Mulheres entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos devem apresentar, também, o pedido médico.

O Estado de São Paulo registrou um aumento de 33% no número de exames feitos pelas Carretas da Mamografia em comparação com o ano passado. Em 2024, o projeto ampliou a cobertura do atendimento para 17 regiões, passando de duas para três carretas. Do dia 3 de janeiro até 28 de setembro deste ano, foram realizados 25.413. Em 2023, o programa realizou 24.690 exames e percorreu 47 municípios, incentivando as mulheres a realizarem o exame de mamografia e possibilitando o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama.

Durante o mês de outubro, as carretas que realizam exames gratuitos de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, sem pedido médico, estão estacionadas no bairro do Brás, na capital, além das cidades de Jacareí, Registro Ilha Comprida, Caraguatatuba e Itaquaquecetuba.

LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa: veja como agendar exame de mamografia em SP de forma gratuita

Sobre o Movimento SP por Todas

O SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira que viabiliza serviços exclusivos para elas.

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

PARTICIPE DO REDE AGORASP
PARTICIPE DO REDE AGORASP
Recebendo notícias, participando, enviando conteúdos com fotos e vídeos.