Do olhar criativo sobre dois elementos fundamentais da construção de sistemas e aplicações de distribuição hidráulica nasce a Coleção Conexões, da Fahrer, pensada para desafiar a percepção do convencional e conectar pessoas e ideias por meio do design autoral, utilizando tubos e conexões.
Com Conexões, que propõe uma experiência totalmente inédita, o trio de designers da marca, formado pelos irmãos Sérgio Fahrer, Jack Fahrer e por Heloisa Samaia, descontextualiza matérias-primas que estão em todas as casas e fazem parte de toda estrutura urbana dos brasileiros, quase sempre escondidas, para criar verdadeiras obras de arte funcionais.
Da concepção ao produto, foram dois anos de muita experimentação e análise profunda do comportamento e das geometrias possíveis. Para o desenvolvimento de cada peça – 18 no total, com 26 combinações possíveis de estampas para cadeiras, poltronas, mesas, sofás, estantes, aparadores, bancos e luminárias – a Fahrer se uniu a duas grandes marcas, que também são referência em seus segmentos de atuação.
A matéria-prima da Tigre, multinacional brasileira líder em soluções para construção civil e cuidado com a água, ganha acabamento sofisticado e original, com estampas únicas e técnicas avançadas de impressão em látex e tecnologias da Alltak, maior empresa de envelopamento automotivo da América Latina.
A junção desses materiais e dos recursos construtivos resulta em uma leitura artística de peças de mobiliário contemporâneo, que evocam memórias e proporcionam uma experiência sensorial única, homenageando a memória coletiva e o potencial de transformação do cotidiano da matéria-prima.
Sérgio Fahrer explica que o lançamento está em consonância com o maior propósito do estúdio, que é o de valorizar o bem-feito à mão, as relações humanas e a produção brasileira de design. “Conexões está intimamente ligada à evolução da Fahrer em três décadas de existência, durante as quais exercitamos a criatividade e apresentamos peças autorais e o uso de materiais inusitados. Com Conexões, propomos uma quebra de paradigmas ao reimaginar tubos e conexões e aplicar técnicas inéditas para tangibilizar um mobiliário que une originalidade e usabilidade”, afirma.
A jornada criativa envolveu diversas etapas, da lúdica, na qual os designers literalmente brincaram com os materiais para entender a geometria e organicidade dos tubos e conexões, passando pela criação de estampas e cores, pelos testes técnicos e de segurança, além da aplicabilidade dos acabamentos para garantir durabilidade e experiência do usuário. “O resultado após pesquisa e produção são peças que se conectam a partir da descontextualização de materiais. E isso só foi possível com nossos parceiros, Tigre e Alltak, que apoiaram todo o processo de desenvolvimento das estruturas ao acabamento”, complementa.
(Des)contexto que conecta
Para apresentar as peças ao público, a Fahrer se transforma em galeria de arte para uma experiência imersiva. Sérgio Fahrer destaca que a ideia é que as peças sejam vistas em conjunto, para que as pessoas possam vivenciar as emoções provocadas pela originalidade da coleção em sua totalidade. “Cada peça tem sua individualidade, mas como diz o nome, todas estão conectadas e fazem parte de uma mesma ideia. Ao propor esse formato de apresentação, queremos instigar e surpreender. As pessoas vão enxergar os tubos e conexões de um jeito totalmente inesperado”.
Intitulada “Conexões Fahrer: (Des)contexto que conecta”, a exposição será realizada entre os dias 22 e 30 de novembro de 2024, no endereço do estúdio, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1753. Nesse período, de segunda à sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 16h, o espaço exibirá a coleção completa e ativações especiais.
Carla Fontão Gonçalves, Gerente Global de Marca, Mídia e Inteligência do Grupo Tigre, comenta que “a exposição traz como premissa a inovação e a criatividade, de uma maneira próxima a todo perfil de público. Por isso, quando a Fahrer nos apresentou a proposta da coleção, de cara, nos encantamos e embarcamos na ideia. Agora, estamos muito orgulhosos de vê-la acontecendo”.
Marcelo Souss, CEO da Alltak, comenta que “Na Alltak, a gente está cada vez mais explorando maneiras diferentes e inusitadas de usar nossos revestimentos vinílicos. Agora, além de envelopar carros, entramos de vez no mercado de decoração — e quer saber? Não estamos encontrando limites para o que dá para fazer com nossos materiais! Com essa parceria incrível com a Tigre e o estúdio Fahrer, descobrimos mais uma utilidade para os nossos revestimentos: unir design e construção civil de um jeito super original com a Coleção Conexão.
Aqui, a gente sempre quer quebrar barreiras e inovar, e esse projeto é a cara disso! Não é só sobre adesivar, é sobre usar o design para conectar ideias e pessoas, desafiando o que é comum. Revestir tubos e conexões com essas artes exclusivas é transformar o básico em algo espetacular. O resultado? Uma obra de arte que equilibra criatividade e sofisticação de um jeito que só a gente sabe fazer. Estamos super empolgados em fazer parte dessa jornada!”.