Uma pesquisa recente realizada pela EVOLV, startup especializada no aumento de eficiência de processos operacionais, revelou que a implementação do sistema de limpeza sob demanda reduz em até 40% os custos de higiene em hospitais. Essa economia significativa mostra o potencial transformador das tecnologias de IoT e Inteligência Artificial no setor de saúde, onde eficiência operacional e sustentabilidade se tornam cada vez mais essenciais.
O impacto da limpeza na percepção de qualidade dos ambientes é um fator crítico. Um estudo da Associação Internacional de Aeroportos identificou que a limpeza dos banheiros é o principal elemento que influencia a satisfação dos usuários. Essa descoberta, quando aplicada ao contexto hospitalar, ganha ainda mais relevância, pois além da percepção de qualidade, a higiene nos hospitais está diretamente relacionada à segurança e à saúde dos pacientes e funcionários.
“A tecnologia da EVOLV já provou ser um diferencial competitivo em aeroportos e hospitais. Em dois aeroportos brasileiros, a nossa solução foi fundamental para colocá-los no top 4 dos melhores aeroportos do mundo. No setor de saúde, o Hospital Delphina Aziz, o melhor do norte do país, viu seu NPS Geral saltar de 90% para 97% após a implementação de nosso sistema,” destaca Leandro Simões, CEO da EVOLV.
Os sistemas de sensores inteligentes monitoram e gerenciam a limpeza em tempo real e fornecem dados valiosos que permitem uma gestão mais eficaz dos recursos. A tecnologia de limpeza sob demanda, manutenção preditiva e gestão de climatização, oferece uma visão completa e integrada da operação, garantindo que as equipes sejam acionadas exatamente quando e onde são necessárias.
Esses avanços são os pilares para garantir que os hospitais operem de maneira mais sustentável e eficaz. Ao otimizar o uso dos recursos e melhorar a qualidade dos serviços, as tecnologias ajudam a criar um sistema capaz de oferecer cuidados de excelência. A implementação de soluções como a limpeza sob demanda reduz custos e eleva o padrão de higiene e segurança, resultando em uma experiência de maior qualidade para todos os envolvidos.
“Nosso objetivo é levar essa tecnologia a um número ainda maior de hospitais, contribuindo para um futuro onde a sustentabilidade e a eficiência caminham lado a lado,” conclui Simões.