Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!
Início » Troféu Picadeiro 2024 anuncia finalistas do prêmio com cerimônia agendada no Mundo do Circo SP

Troféu Picadeiro 2024 anuncia finalistas do prêmio com cerimônia agendada no Mundo do Circo SP

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Troféu Picadeiro 2024, uma das maiores celebrações da arte circense no Brasil, que reconhece o trabalho de artistas e grupos do estado de São Paulo, anunciou os três finalistas de cada uma das suas categorias, que podem ser consultados no site do evento

A cerimônia de premiação acontece no dia 9 de dezembro de 2024, no espaço O Mundo do Circo SP (Parque da Juventude / Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru). A iniciativa é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Conheça os finalistas de cada categoria

Espetáculo circense adulto

Gramophone

Lu Lopes (Palhaça Rubra) é formada como atriz pelo Teatro Escola Célia Helena, em seguida entrou para o corpo de professores da Casa do Teatro e Teatro Escola Célia Helena. Palhaça há 32 anos, iniciou sua trajetória com Cristiane Paoli-Quito, fez parte Cia. Jogando no Quintal, Doutores da Alegria e participações no Circo Zanni.

Hologramas com H

Fundada em 2018 por Carlos Gardênio e Laura Amaral, a companhia trabalha a linguagem teatral popular, misturando narrativas contemporâneas com a tradição do teatro físico e performático, explorando as possibilidades do corpo e do movimento em cena.

Cia Barnabô

A Cia Barnabô é uma companhia circense formada por Pablo Nordio e Lu Menin, parceiros de vida e de cena. O grupo cria espetáculos que unem técnicas de circo e teatro, com uma abordagem cênica que privilegia o encantamento e a poesia visual.

_______________________________________________________

Acrobacias aéreas 

Gêmeas Dias

O duo Gêmeas Dias destaca-se pela pesquisa e desenvolvimento de performances que utilizam diferentes linguagens artísticas, como dança, teatro e artes visuais, criando experiências sensoriais únicas para o público.

Duo Capilar Ser

Formado por Bárbara Raissa, cuja trajetória artística começou na Fábrica de Cultura Jardim São Luís em 2017, o Duo Capilar Ser desenvolve performances que exploram a identidade, o movimento e a expressão corporal em projetos voltados para a inovação artística.

Trápezio de Vôos – Irmãos Alves (The Flying Alves)

Representando a 4ª geração de famílias tradicionais circenses, os Irmãos Alves, com raízes na Família Alves (paterna) e Família Neves (materna), trazem à cena um legado artístico marcado por performances de trapézio que combinam tradição e inovação técnica.

_______________________________________________________

Espetáculo circense infantil

Entre Risos

Criado por Nico Serrano, o espetáculo Entre Risos combina diversas linguagens, como circo e palhaçaria, para encantar o público. A apresentação explora o humor universal e a interação direta com a plateia, promovendo momentos de leveza e diversão.

Vaivem

Idealizado pela dupla Lola & Charlito, Vaivem é um espetáculo festivo inspirado nas duplas cômicas dos filmes clássicos. A montagem mistura humor, música e teatro físico, resultando em uma performance cheia de alegria e dinamismo.

Cavaco e sua Pulga

Criado pela Caravana Tapioca, fundada em 2010 por Anderson Machado e Giulia Nina, Cavaco e sua Pulga é um espetáculo circense que combina técnicas de manipulação e humor, fruto de anos de pesquisa em performances itinerantes e interativas.

_______________________________________________________

Palhaçaria

Palhaço Bubi

Gleiston Guiner pertence à 5ª geração de sua família circense, de descendência espanhola. Ele começou sua carreira aos cinco anos de idade e mantém vivas as tradições circenses em suas apresentações.

Pano pra Manga

Criado por Geisa Helena, Pano pra Manga é um número único e original que mistura dança, teatro e circo, explorando as possibilidades cênicas de tecidos e movimentos.

Espetáculo Catappum

O espetáculo Catappum foi criado com o objetivo de trazer a representatividade preta para a palhaçaria e o circo-teatro, promovendo reflexões sobre identidade e ancestralidade.

_______________________________________________________

Acrobacias de solo

Contortion

Contortion reúne quatro mulheres negras da periferia de São Paulo que desenvolveram um número inédito de contorção, destacando força, beleza e resiliência em suas performances.

Contorsão e Malabares – Experimento Yako

Com apresentações realizadas em espaços como o Circo Marambio e o Teatro La Mimo, Experimento Yako combina técnicas de contorção e malabares em uma proposta artística dinâmica e visualmente impactante.

Bloom – Caminhos e Encontros (Cia Lamala)

Bloom – Caminhos e Encontros é um espetáculo da Cia Lamala que apresenta acrobacias coletivas e números aéreos, destacando conexões humanas e encontros que celebram a arte circense.

_______________________________________________________

Malabares

Carol Rigoletto

Caroline Aline Rigoletto Querobin, filha de um palhaço e uma trapezista, cresceu sob a lona do circo. Artista de múltiplas habilidades, Carol mantém viva a herança circense em suas apresentações.

Malabares Para Vida

Projeto de Anderson Malabarista, Malabares Para Vida utiliza a arte do malabarismo para transmitir mensagens de superação, disciplina e criatividade em suas apresentações.

Duo Synapse

Inspirado no conceito de sinapse – comunicação entre células –, o Duo Synapse explora a conexão e o equilíbrio entre dois artistas em uma performance que mistura dança, acrobacias e interação cênica.

_______________________________________________________

Magia

Cris o Mágico

Com uma carreira dedicada a levar encantamento e alegria, Cris é um mágico que transforma o cotidiano em momentos inesquecíveis com seus truques e carisma.

Mundo Mágico

Rodrigo Bento, nascido em São Paulo, iniciou na magia aos 7 anos de idade. Hoje, ele leva o espetáculo Mundo Mágico a diferentes públicos, encantando crianças e adultos com suas habilidades.

Diamante (Cia Maicon Clenk)

Criado pelo ilusionista, diretor e coreógrafo Maicon Clenk, o número Diamante integra o espetáculo teatral ilusionista da Cia, combinando magia e narrativa visual.

_______________________________________________________

Mestre de Cerimônia/Locutores

Juliano Vargas

Idealizador e fundador do Grupo CircoShow em 2008, Juliano Vargas cresceu no universo circense. Atualmente, ele atua como artista multifacetado em espetáculos e produções.

Mestre de Cerimônia Fuska o Belo

Fuska o Belo é um mestre de cerimônia clássico que incorpora o humor e a leveza do palhaço, trazendo carisma e diversão para o público.

Locutor Mestre de Cerimônia

Com experiência em importantes circos como Circo das Estrelas da Argentina, Circo Orlando Orfei e Circo Stankowich, o Locutor Mestre de Cerimônia une tradição e profissionalismo na condução de espetáculos.

_______________________________________________________

O Troféu Picadeiro foi criado na década de 1980 por artistas e empresários circenses de São Paulo, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Durante mais de duas décadas, o prêmio reconheceu o trabalho e a dedicação de profissionais do circo, consolidando-se como uma tradição de valorização do setor até 2002. O Troféu Picadeiro volta em 2024 celebrando talentos e acolhendo todas as manifestações da linguagem circense, tendo a missão de reconhecer e premiar obras e artistas que exploram novas técnicas, conceitos e práticas, mas também agradecer e homenagear os que preservam a tradição.

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!
PARTICIPE DO REDE AGORASP
PARTICIPE DO REDE AGORASP
Recebendo notícias, participando, enviando conteúdos com fotos e vídeos.