A Mempodera, organização social que oferece atividades de Wrestling e inglês para crianças e adolescentes de forma gratuita, foi contemplada com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade – 7ª Edição (2024-2025), promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SDHC), da Prefeitura de São Paulo. A certificação reconhece as boas práticas de gestão da diversidade e a promoção dos direitos humanos em organizações do setor público, privado e do terceiro setor.
A organização foi selecionada com a iniciativa “Empoderando pelo esporte e educação inclusiva”, que inclui crianças e jovens em situação de vulnerabilidade por meio de atividades esportivas e educacionais. A ação foi reconhecida no Grupo Temático de Transversalidades, uma das 12 categorias abordadas pelo Selo, que incluem temas como Igualdade Racial, LGBTI+, Pessoas com Deficiência, Mulheres, Povos Indígenas, Juventude, entre outros.
“Esta certificação reforça que estamos no caminho certo, alinhadas aos nossos princípios, e esperamos que este seja apenas o primeiro de muitos anos em que faremos parte de uma certificação tão importante. Nada disso seria possível sem nossas crianças, parceiros e equipe, que estão comprometidos em criar oportunidades para transformar o mundo em um lugar melhor, onde todos se respeitam e compartilham equidade e boas práticas em todos os aspectos”, comenta Lídia Silvia, administradora da Mempodera.
A Mempodera participou do edital junto a 438 outras organizações, um número recorde de inscrições na 7ª Edição do Selo. De todas as iniciativas inscritas, 235 foram premiadas.
Saiba mais sobre o Selo
O Selo de Direitos Humanos e Diversidade foi criado para reconhecer práticas que promovem a igualdade de direitos e cidadania, com foco no mercado de trabalho e na inclusão de grupos historicamente marginalizados. A partir de sua 7ª Edição, o programa se consolidou como uma ferramenta para fortalecer políticas de diversidade e estabelecer uma rede de organizações comprometidas com a construção de um ambiente mais justo e igualitário. Com validade de um ano, o Selo visa inspirar as organizações a aprimorar suas práticas e expandir suas iniciativas para outras áreas, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e respeitador dos direitos humanos em diversas esferas sociais.