O Brasil sedia anualmente competições que incentivam o protagonismo estudantil, o desenvolvimento de habilidades específicas e o interesse por áreas diversas do conhecimento. Para 2025, escolas e instituições de ensino públicas e privadas podem se programar e, até mesmo, dar início às inscrições, pois o Concurso Internacional Canguru de Matemática já está recebendo inscritos.
Confira os destaques de olimpíadas de conhecimento com previsão para acontecerem no em 2025:
Concurso Internacional Canguru de Matemática
A maior competição de matemática do mundo, o Canguru, reúne alunos do Ensino Fundamental e Médio em uma prova de matemática e raciocínio lógico. Organizada pela UpMat Educacional, chega à sua 17a edição em 2025 e aguarda mais de 10 mil escolas e mais de 1,5 milhão de estudantes.
- Inscrições: até 14 de março de 2025
- Prova: 18 a 22 de março de 2025
- Site: Canguru de Matemátic
Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)
Voltada para estudantes do Ensino Médio, a OBB é organizada pelo Instituto Butantan e é porta de entrada para olimpíadas internacionais de biologia.
- Inscrições: a definir
- Provas: acontecem em duas fases, a definir
- Site: OBB
Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)
Realizada pela Sociedade Brasileira de Computação, a OBI desafia estudantes em níveis teóricos e práticos, estimulando a programação e o pensamento computacional.
- Inscrições: a definir
- Provas: a definir
- Site: OBI
Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)
Com enfoque em temas geográficos e ciências da terra, a OBG é uma competição em equipes que abrange estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
- Inscrições: a definir
- Provas: a definir
- Site: OBG
Desafio Bebras Brasil de Pensamento Computacional
Tem o objetivo de estimular os estudantes do Ensino Fundamental e Médio a colocarem em prática o pensamento computacional.
- Inscrições: a definir
- Provas: a definir
- Site: Desafio Bebras Brasil
Essas competições não apenas desenvolvem o aprendizado, mas também oferecem oportunidades de representar o Brasil em olimpíadas internacionais e algumas facilitam o acesso a vagas em universidades nacionais por meio do desempenho olímpico.