De acordo com o IBGE, as mulheres representam 51,5% da população brasileira, mas ainda enfrentam grandes desafios no mercado de trabalho. Em 2022, a taxa de participação feminina no mercado foi de 53,3%, enquanto a dos homens alcançou 73,2%. Essa desigualdade é especialmente evidente em setores operacionais, como a manufatura.
Reconhecendo essa realidade, o Grupo L’Oréal no Brasil criou o Projeto Elas, uma iniciativa pioneira que visa capacitar e empregar mulheres em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo. Com foco em cinco pilares – Refugiadas, Pessoas com Deficiência, Diversidade Étnica, Diversidade Geracional e LGBTQIAPN+ – o programa promove inclusão e acelera a equidade de gênero em um ambiente tradicionalmente dominado por homens. Atualmente, a fábrica do grupo no Brasil conta com um quadro composto por 70% de homens e 30% de mulheres, e o projeto busca reverter essa proporção com iniciativas concretas.
Uma parceria de impacto. Lançado em 2023 em parceria com o SENAI, o Projeto Elas oferece uma formação técnica abrangente para mulheres em situação de vulnerabilidade. Durante quatro meses, as alunas participaram de aulas teóricas e práticas sobre manutenção e mecânica industrial. Na primeira edição, 15 mulheres se formaram, e mais de 50% já conquistaram oportunidades de emprego, seja dentro do Grupo L’Oréal ou em empresas parceiras.
Um projeto reconhecido. O impacto transformador do Projeto Elas foi reconhecido em 2024, quando a iniciativa recebeu o prêmio interno de melhor programa de responsabilidade social e DE&I do Brasil na área de Recursos Humanos, concedido por um júri especializado.
Histórias que inspiram. Entre as formandas da primeira turma está Judith Andunga, uma refugiada angolana que encontrou no Projeto Elas uma oportunidade para transformar sua vida. Enfrentando desafios como o desemprego e barreiras culturais, Judith ingressou no programa e iniciou uma nova trajetória.“Esse curso foi o início de uma nova história para mim. Sinto que, finalmente, estou construindo um caminho forte para o meu futuro”, compartilha Judith, que agora trabalha na área industrial.
Próxima turma já tem data marcada. Diante do sucesso da primeira edição, o Projeto Elas terá sua segunda turma iniciada em 7 de abril de 2025. O programa, realizado novamente em parceria com o SENAI Pirituba, terá duração de quatro meses e aulas realizadas três vezes por semana. Inscrições de 20 de janeiro a 21 de fevereiro.
Detalhes do programa:
Início: 07/04/2025
Duração: 4 meses (aulas de 4 horas, das 9h às 13h, 3 vezes por semana)
Locais: SENAI Pirituba e Fábrica do Grupo L’Oréal (Vila Jaguara)
Benefícios: Bolsa-auxílio de R$ 350,00 e vale-transporte
As participantes da nova turma também terão acesso ao banco de talentos do Grupo L’Oréal, aumentando suas chances de contratação efetiva ou temporária.
Compromisso com a diversidade e inclusão. O Projeto Elas reforça o compromisso do Grupo L’Oréal no Brasil com a equidade de gênero e a inclusão social, alinhando-se ao movimento educa 2030, liderado pelo Pacto Global da ONU em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e a UNICEF.
“Hoje, mais de 50% dos cargos de liderança do Grupo L’Oréal são ocupados por mulheres, mas queremos ir além e trazer ainda mais representatividade para as nossas operações. Acreditamos que a diversidade é essencial para inovação e crescimento”, destaca Daniela Nishimoto, Diretora de RH Operações do Grupo L’Oréal no Brasil. Daniela também reforça: “Essa é a segunda edição de muitas que virão, e estamos certos de que o programa continuará sendo uma porta de entrada para tantas mulheres que sonham em construir suas histórias conosco.”
Para inscrições e mais informações, acesse Link ou o QR Code abaixo: