Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!
Início » Fundação Dorina Nowill para Cegos assume presidência do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo

Fundação Dorina Nowill para Cegos assume presidência do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Marcelo Panico, Advocacy da Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, foi eleito presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo (COMAS-SP). A nova posição no órgão máximo da política de assistência social da cidade representa não apenas uma conquista, mas também um marco significativo para a Fundação Dorina, que consolida seu protagonismo na promoção da inclusão social e acessibilidade.

O COMAS-SP é uma instância deliberativa, normativa e fiscalizadora vinculada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Composto por 36 conselheiros – representantes do poder público e da sociedade civil –, o conselho atua como guardião de um orçamento anual de aproximadamente R$4,8 bilhões, destinado à execução de políticas e serviços de assistência social na cidade.

O impacto da presidência para a Fundação Dorina Nowill para Cegos

Com mais de 7 décadas de história na promoção da inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, a Fundação Dorina Nowill para Cegos amplia sua atuação ao desempenhar um papel de destaque em um dos principais conselhos de assistência social do Brasil. Sob a presidência de Panico, a entidade reforça sua capacidade de influenciar políticas públicas que atendam não apenas pessoas com deficiência visual, mas também para toda a sociedade.

“Assumir a presidência do COMAS-SP representa um passo fundamental na consolidação dos objetivos, valores e propósito da Fundação Dorina. Isso reflete o protagonismo inclusivo da entidade e a missão de transformar vidas”, destaca o novo presidente do Conselho.

A relevância do COMAS-SP e as responsabilidades da nova gestão

Como órgão colegiado e participativo, o COMAS-SP reúne cerca de 800 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e diversos equipamentos sociais que prestam serviços essenciais, como Institutos de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), lares para crianças e adolescentes e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entre outros. 

A presidência do conselho, além de garantir a fiscalização e o monitoramento do uso dos recursos públicos, será responsável por organizar a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social, o maior evento do setor no Brasil, com previsão de reunir mais de 10 mil pessoas em 2025.

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!
PARTICIPE DO REDE AGORASP
PARTICIPE DO REDE AGORASP
Recebendo notícias, participando, enviando conteúdos com fotos e vídeos.