Com obras inspiradas entre as décadas de 1960 e 2010, a exposição acontece a partir do dia 8/3, no Foyer do Teatro Clara Nunes, e oferece ao público a oportunidade de conhecer e apreciar a história e a multiplicidade da moda nacional com criações de 30 artistas formados em projetos da grande São Paulo e que hoje se destacam nos seus segmentos.
Couro, jeans, spikes, lixo, punk, o universo drag queen, elementos urbanos, entre muitas outras inspirações…A exposição “Moda Brasileira: Uma Retrospectiva” é plural e faz uma incrível viagem ao universo que dita tendências.
Celebrando a riqueza da moda nacional, a exposição “Moda Brasileira: Uma Retrospectiva” traz uma mostra abrangente que destaca e celebra a evolução da moda brasileira nos últimos 60 anos.
A iniciativa apresenta toda a criatividade presente no cenário da moda nacional, por meio da seleção criteriosa de vestuários confeccionados por artesãos convidados. Os 30 artistas foram escolhidos com base em suas trajetórias profissionais e pessoais, o que garante personalidade através de abordagens inclusivas e representativas para cada peça exposta. A cuidadosa curadoria realizada pelas estilistas e professoras Walquiria Caversan e Nina Florsz teve um papel fundamental na seleção dos artesãos e na organização da exposição.
A mostra se justifica como uma importante ação cultural e social, pois valoriza e potencializa a cadeia produtiva da moda, reconhecendo-a como uma forma de expressão artística e criativa. O vestuário é mais do que simplesmente roupa, é uma manifestação cultural que reflete identidades, valores e épocas. Ao apresentar uma retrospectiva da moda brasileira, a exposição proporciona uma oportunidade para o público conhecer e apreciar a história e a diversidade dessa forma de expressão.
A exposição será inaugurada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, celebrando com isso a contribuição feminina para a história da moda no Brasil. Além disso, a mostra serve como um espaço para a experimentação e a inovação, permitindo que os participantes explorem novas criações baseadas em modelos originais ou que apresentem novas interpretações e abordagens no Brasil. Isso contribui para o fortalecimento da moda como expressão artística e para o enriquecimento do cenário criativo brasileiro. Artistas como Ronaldo Fraga, Zuzu Angel, Walério Araújo e Denner Pamplona de Abreu são revisitados sob a ótica dos 29 artistas, trazendo aspectos de suas próprias vidas e meios onde estão inseridos.
“Do tropicalismo aos dias atuais, a moda brasileira sempre foi um mosaico de diversidade e riqueza. A exposição ‘Moda Brasileira: Uma Retrospectiva’ celebra essa rica história, mostrando como a moda se transformou ao longo do tempo, mas sempre mantendo suas raízes e sua identidade única. Através de um olhar contemporâneo sobre o passado, a mostra revela a força e a vitalidade da moda brasileira, capaz de inspirar gerações. Através de peças únicas, criadas por egressos do projeto cultural ‘Ponto da Moda’, o público poderá apreciar a moda como uma verdadeira forma de arte, capaz de contar histórias e provocar emoções. No foyer do Teatro Clara Nunes, a moda encontra um espaço privilegiado para celebrar a nossa brasilidade e a riqueza do nosso patrimônio cultural.” comenta Nina Florsz, co-curadora da exposição.
Ao trazer à tona a história e a evolução da moda brasileira, a iniciativa visa democratizar o acesso a essa forma de arte, tornando-a acessível a todos os públicos. Através da exposição de peças temáticas de artesãos brasileiros, o projeto oferece uma experiência educativa e enriquecedora, permitindo que os visitantes revisitem o passado, compreendam o presente e vislumbrem o futuro da moda no Brasil.
“Moda Brasileira: Uma Retrospectiva” acontece de 8/3 a 13/4, de segunda a sábado, no Foyer do Teatro Clara Nunes, em Diadema. A iniciativa é uma realização da Bakchos Produções Culturais, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC e conta com o apoio do Instituto Cenários Futuros A curadoria da exposição está a cargo da Professora Walquiria Caversan e co-curadoria da estilista Nina Florsz.