São Paulo, fevereiro de 2025 – No próximo dia 26, a poucos dias das festividades do Carnaval, a Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco se apresentará na abertura da exposição Bambas na Barra Funda. A mostra visual realizada pela Iniciativa Negra —primeira organização negra dedicada a propor reformas nas políticas sobre drogas, segurança pública, e nos sistemas de justiça e saúde pública — contém registros de entrevistas históricas de personalidades do samba e articuladores culturais essenciais para o aquilombamento da população negra do território na época.
A exposição será aberta ao público a partir das 19 horas, no espaço Bananal, localizado à Rua Lavradio, 237, na Barra Funda, e ficará em cartaz até o dia 29 de março. No dia, o Bananal funcionará em parceria com a Cozinha Ocupação 9 de Julho.
A Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco preparou um repertório especial para o evento, tocando sambas compostos por alguns dos bambas homenageados na exposição.
Depoimentos de grandes nomes do samba e articuladores culturais do território, tais como Ailton Mesquita, músico da Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco, Simone Tobias, compositora e importante figura do samba paulistano, além de Zelão, Seu Ideval e Tia Neide, foram gravados em ação que faz parte do projeto Cartografias de Bambas, para resgate da memória e do protagonismo negro na formação cultural do bairro da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, através da história do samba e do legado deixado pela comunidade negra dessa área da cidade.
O Cartografias de Bambas é fruto de uma emenda parlamentar do mandato da Deputada Leci Brandão, e é realizado em parceria com Alma Preta Jornalismo, Ponte Jornalismo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Sobre a Iniciativa Negra Por Uma Nova Política sobre Drogas
A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas é uma organização da sociedade civil que atua, desde 2015, pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy em Direitos Humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas.