As linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda desempenharam um papel essencial na mobilidade dos foliões durante os três fins de semana do Carnaval de Rua em São Paulo, transportando ao todo, 7.530.496 milhões de passageiros, um aumento de 4% comparado ao mesmo período do ano anterior. O domingo de pós-Carnaval ganhou destaque, transportando mais de 661 mil foliões, o que representa um acréscimo de 10% em relação a 2024.
A Linha 4-Amarela, uma das principais rotas do Carnaval paulistano, registrou um fluxo de 2.661.193 milhões de passageiros. Nos dias 22 e 23 de fevereiro, que antecederam o feriado, o volume foi de 702.406 mil pessoas. Durante o Carnaval, entre os dias 1º, 2, 3 e 4 de março, a linha atendeu cerca de 1,3 milhão de pessoas, além de outros 625 mil no último fim de semana de festa. A Estação Higienópolis-Mackenzie foi a mais movimentada do período, com um total de 124 mil acessos.
A Linha 5-Lilás recebeu mais de 2 milhões de foliões ao longo das festividades. No fim de semana que antecedeu o feriado, foram contabilizados 513.952 mil embarques, seguidos de 1.049.090 milhão durante o Carnaval e mais 515.438 mil no fim de semana seguinte. A Estação AACD-Servidor, próxima ao Parque do Ibirapuera, palco de grandes blocos, foi a que apresentou o maior volume de passageiros, com mais de 69 mil pessoas circulando pelo local.
Já as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda transportaram juntas mais de 2,7 milhões de clientes, com destaque para a linha 9, que cresceu 6% em relação ao mesmo período de 2024, passando de 1,45 milhão para 1,54 milhão de passageiros transportados. Um dos fatores que podem ter contribuído para esse acréscimo foi a maior quantidade de blocos no estorno das estações. O circuito no Itaim Bibi, denominado “Faria Lima 2”, localizado nas proximidades das estações Vila Olímpia, Berrini e Cidade Jardim, representou um ponto de alta concentração de foliões no pré-Carnaval. A mudança no ensaio da Anitta, que era tradicionalmente realizado no Memorial da América Latina, na Barra Funda, mudou para o Parque Villa-Lobos, por exemplo, pode ter influenciado o fluxo de passageiros na região. O desfile de blocos nas proximidades das estações Villa Lobos-Jaguaré, Vila Olímpia, Berrini, João Dias, Socorro e Grajaú contribuiu para a intensificação da frequência de utilização da Linha 9-Esmeralda. Também foi possível notar o aumento no público itinerante. Neste ano, os foliões demonstraram um comportamento caracterizado por deslocamentos constantes entre diferentes regiões da cidade, seguindo as apresentações dos artistas de maior interesse.
Durante as festividades, a ViaQuatro e ViaMobilidade realizaram entregas de adereços aos foliões, e adotaram uma série de medidas que pôde oferecer uma melhor experiência aos clientes, como reforço do treinamento das equipes com enfoque na segurança; aumento do efetivo de atendimento e segurança nas estações mais movimentadas; atuação do pelotão feminino em pontos estratégicos para fortalecer a campanha de combate ao assédio; instalação de dispositivos de controle de fluxo de pessoas, como grades e direcionadores; integração das ações de segurança junto ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom); intensificação dos serviços de limpeza; reforço na comunicação visual e sonora para orientar o público, além de trens estilizados com cores vibrantes e elementos típicos da festividade que representam o espírito carnavalesco até o último domingo (9).