Você sabia que os check-ups odontológicos são tão importantes quanto os check-ups de saúde geral? Afinal, ao visitar o dentista regularmente, é possível manter os dentes e gengivas saudáveis, avaliar a qualidade das próteses e dos implantes dentários e reduzir o risco de desenvolver problemas futuros, uma vez que a saúde começa pela boca.
“No consultório odontológico, o cuidado preventivo inclui procedimentos como limpezas profissionais, tratamentos com flúor, exames de raio-X e escaneamento intraoral, exames que envolvem o uso de tecnologia para um melhor diagnóstico e compreensão do estado de saúde dos dentes e da mordida do paciente”, diz a Dra. Camila Lima, Dentista e Embaixadora da S.I.N.. “Eles permitem a detecção de eventuais problemas logo no início, antes que se agravem, o que ajuda a evitar procedimentos caros e dolorosos no futuro e contribui para a preservação da boa saúde bucal”, conclui. Confira, a seguir, cinco motivos para visitar o dentista a cada seis meses:
- Prevenção de problemas. Consultas regulares permitem que o dentista identifique problemas como cáries, doenças gengivais, inflamações dos tecidos, próteses mal adaptadas e outras condições em estágio inicial. “E quanto mais precocemente um problema for detectado, mais fácil e menos oneroso será o tratamento”, diz a Dra. Camila.
- Orientações sobre higiene bucal. Durante as consultas, o dentista pode fornecer importantes instruções sobre os cuidados com a boca. “Além de ensinar a forma correta de escovar os dentes e utilizar o fio dental, o profissional pode fazer recomendações específicas com base nas necessidades individuais de cada pessoa”, diz a especialista. “Essas orientações são fundamentais para manter a saúde bucal em dia e prevenir problemas futuros”, conclui. Em tempo: no mercado, existe uma gama de produtos indicados para a limpeza dos dentes, gengivas e próteses, que podem, muitas vezes, causar dúvidas na hora da escolha sobre o que melhor se encaixa para uma limpeza diária individualizada e eficaz. “Portanto, a dica que sempre dou para meus pacientes e alunos é para que personalizem os materiais e simplifiquem o modo operacional. Dessa forma, a adesão do paciente aos cuidados diários pode ser positiva e constante”, observa a Dra. Camila.
- Rastreio do câncer de boca. Este tipo de câncer está entre os dez mais comuns no Brasil e afeta lábios, estruturas da boca – gengivas, bochechas e céu da boca – língua, principalmente as laterais, e a região sob a língua. A boa notícia é que o diagnóstico precoce possibilita até 95% de chance de cura da doença. “Detectar a doença em fase inicial é muito importante para um bom prognóstico e o dentista é capacitado para reconhecer os sinais da enfermidade em uma simples consulta de rotina”, diz a Dra. Camila.
- Limpeza dentária. Além da prevenção, as visitas periódicas ao dentista também permitem a realização da limpeza dentária ou profilaxia, durante a qual o dentista remove o biofilme dental (antes conhecido por placa bacteriana), o cálculo dental (o famoso tártaro) e as manchas na superfície dos dentes, especialmente em áreas de acesso limitado, deixando-os mais limpos e saudáveis. O uso de materiais contendo flúor, além de prevenir cáries pode controlar a sensibilidade dentária. “O procedimento tem como principal objetivo manter a saúde bucal em dia, evitando doenças bucais e periodontais”, diz a especialista.
- Economia de dinheiro no futuro. Esta é, certamente, uma das vantagens mais convincentes de aderir às consultas odontológicas de rotina – o potencial significativo de economia a longo prazo. “Ao lidar com problemas dentários logo no início, evitamos a necessidade de procedimentos mais caros e complexos futuramente”, diz a Dra. Camila. “Por isso, adotar cuidados preventivos por meio de check-ups dentários regulares não apenas preserva o orçamento, mas também poupa o paciente de eventuais desconfortos ocasionados por procedimentos mais invasivos”, conclui.