O turismo carioca se prepara para um dos momentos mais aguardados de 2025 — um feriadão de seis dias consecutivos — que deve injetar cerca de R$ 103 milhões na economia carioca e arrecadar R$ 5 milhões em ISS.
O levantamento do impacto econômico do período foi feito pelo Visit Rio Convention Bureau a partir do potencial de gastos de hospedagem e outros serviços relacionados ao setor turístico da cidade entre 18 e 23 de abril. Durante o período, a cidade terá dois feriados nacionais e um regional, além de ponto facultativo decretado pela Prefeitura para 22 de abril.
A expectativa é de uma ocupação hoteleira média de 85%, com possibilidade de chegar a 95% em 19 de abril. A distribuição geográfica revela que a Zona Oeste lidera com 92,6% de ocupação prevista até o momento. A Zona Sul aparece em segundo lugar, com 84,10%, seguida da região central (72,38%).
“Esses números revelam não apenas uma intensa movimentação turística, mas um verdadeiro impulso econômico para toda a cidade. O impacto vai muito além da rede hoteleira, beneficiando toda a cadeia produtiva do turismo. Afinal, quando recebemos um visitante, ele circula por bares e restaurantes, utiliza serviços de transporte, visita atrativos e movimenta o comércio local, gerando um efeito multiplicador na economia”, destacou o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck.
Durante o período, a cidade será palco de 12 eventos de grande porte, incluindo competições esportivas como o Campeonato Sul-Americano de Tênis de Mesa 2025, o Crossfit Copa Sur 2025, a Corrida da Mesa do Imperador 2025 e o Triathlon Sprint & Standard. Na área de entretenimento, destacam-se a Tardezinha Rio de Janeiro e o show comemorativo Scorpions 60 anos, além do World Creativity Day 2025, entre outros.
O calendário continua logo na sequência, com a cidade sediando o maior evento de inovação e tecnologia do mundo, o Web Summit, entre 27 e 30 de abril. No dia 3 de maio, a Praia de Copacabana será palco de um show da Lady Gaga. “Ter um calendário integrado em que um feriado se conecta com um grande evento, como é o caso do Web Summit, que por sua vez se entrelaça com outro feriado e o aguardado show da Lady Gaga, nos permite manter uma oferta contínua e diversificada de atrações ao longo de todo o ano, maximizando o potencial turístico da cidade”, explicou Werneck.