Artigo
Tive a oportunidade de representar o nosso secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, em diversos municípios nos dois primeiros anos do governo Tarcísio de Freitas.
Foram repassados R$ 600 milhões para as estâncias turísticas e os Municípios de Interesse Turístico (MITs). Participei de várias das 280 obras entregues e inauguradas por meio de convênios do programa DADETUR.
Percorri mais de 30.000 km, de norte a sul, de leste a oeste, levando o nome do nosso governador Tarcísio de Freitas, do secretário de Turismo e Viagens Roberto de Lucena, do Governo do Estado, da ALESP, da Comissão de Turismo e das entidades que nos apoiam: APRECESP, AMITESP e AMITUR.
Nem sempre é possível que todos estejam presentes em cada inauguração, devido à grande extensão territorial do Estado de São Paulo. No entanto, por determinação do nosso secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, e do governador Tarcísio de Freitas, o Estado tem se feito presente, sempre agradecendo o apoio das câmaras de vereadores, dos COMTURs, do trade turístico, dos prefeitos e da população de cada município envolvido no desenvolvimento do turismo em nosso Estado.
É impressionante como somos bem recebidos em cada cidade que visitamos. O carinho e o reconhecimento ao governador Tarcísio de Freitas, ao secretário Roberto de Lucena e aos deputados estaduais e federais, por acreditarem no potencial turístico — especialmente dos pequenos municípios — são constantes. A população sempre agradece, por menor que seja o investimento em equipamentos e obras turísticas, pois eles atendem tanto à população quanto aos turistas que visitam esses locais.
O programa DADETUR é reconhecido em cada canto deste Estado. De alguma forma, cada cidadão já foi beneficiado por ele. É por meio deste programa — o maior do Estado em investimentos no setor — que proporcionamos, principalmente aos jovens, oportunidades de emprego e geração de renda para os municípios.
Em cada local que visitei, fiz questão de lembrar que o governo Tarcísio, o governador Tarcísio de Freitas, a Secretaria de Turismo e o nosso secretário Roberto de Lucena vêm realizando um excelente trabalho em todas as áreas, sem esquecer do turismo, mesmo nos menores municípios.
O programa DADETUR é a identidade dos municípios turísticos do Estado de São Paulo. Sem essa identidade e sem os demais programas de turismo, não teríamos alcançado quase 10% do PIB com o crescimento do setor em nosso Estado. Parabenizo também toda a nossa equipe da SETUR, DADETUR, COTUR, CREDITUR e CDHU, que trabalha para que este e outros programas de investimento em turismo cheguem a cada estância e a cada Município de Interesse Turístico do Estado de São Paulo.
Clodoaldo Jaccoud Marques ASSESSORIA – SETUR/DADETUR/CDHU