O Museu A Casa do Objeto Brasileiro recebe, a partir do dia 24 de maio, sábado, a exposição Qual o seu papel? Da fibra à forma, a arte que pulsa da Paraíba, um recorte da produção artesanal do estado da Paraíba. A mostra chega a São Paulo após ser apresentada no 39º Salão do Artesanato da Paraíba, em João Pessoa. Realizada pelo Museu A CASA, pelo PAP – Programa do Artesanato Paraibano, pela Secretaria de Estado de Turismo da Paraíba e pelo Governo do Estado da Paraíba, a exposição conta ainda com parceria institucional do Sebrae-PB e apoio institucional da São Braz. Qual o seu papel? reúne o trabalho de sete artesãos — Adriano Oliveira, Babá Santana, Carlos Apollo, Dadá Venceslau, Ednaldo Farias, Géo Oliveira e Socorro Souza —, que têm no papel sua principal matéria-prima de criação. A partir dele, dão forma a uma arte delicada, marcada por poesia, cores e personagens que habitam o imaginário popular e o universo lúdico da região.
No dia da abertura (24 de maio), haverá ainda uma apresentação musical às 15H30 com o cantor e instrumentista paraibano Jarbas Mariz interpretando músicas que resgatam autores de sua terra, desde Jackson do Pandeiro a Elba Ramalho e Chico César. Além disso, das 11h às 12h30 o Museu recebe a roda de conversa Papo de Casa, debate aberto que ocorre no último sábado de cada mês, e que dessa vez marca a inauguração da mostra. Na ocasião, a jornalista Regina Galvão mediará o bate-papo com os artesãos paraibanos convidados.
A gastronomia do estado também entra em cena na festividade sob o comando do chef Carlos Ribeiro, que preparará o cuscuz paraibano, elaborado com a tradicional marca São Braz, além de servir drinques com cachaça. No domingo, 25 de maio, a Oficina Criativa de Papietagem (técnica artesanal que utiliza papel – normalmente jornal ou revista -, para criar objetos e esculturas), comandadas pelos mestres Dadá Venceslau e Geo Oliveira. A oficina é gratuita, sujeita a lotação, e é voltada para pessoas acima de 20 anos. No domingo, ela ocorre das 10h às 13h. Também haverá uma edição da oficina na quinta-feira que antecede a abertura da mostra, dia 22 de maio, das 14h às 17h.