De 11 a 17 de maio, a Semana S movimentou o país em torno da promoção da educação inovadora e do fortalecimento da inclusão social e da cidadania. A mobilização nacional promovida pelo Sistema Comércio — formado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Sesc, Senac, federações estaduais (Fecomércios) e sindicatos empresariais – atendeu mais de 1,2 milhão de pessoas em todas as regiões brasileiras.
“A Semana S representa mais do que uma série de atividades: simboliza a essência do compromisso do Sistema Comércio com o desenvolvimento social e econômico do Brasil. É a materialização de um trabalho integrado e coeso que, ao longo dos anos, tem investido em iniciativas que visam capacitar profissionais, oferecer acesso à cultura e ao lazer e garantir assistência social àqueles que mais necessitam. A Semana S é a expressão máxima do nosso propósito de construir um país mais justo e próspero para todos”, avalia o afirmou o presente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
A iniciativa contou com a inscrição de mais de 250 mil pessoas no site do evento, entre empresários, comerciários, profissionais da Imprensa e público em geral. E mostrou ao Brasil a excelência das entregas do Sistema: foram ofertados 42.550 serviços gratuitamente, entre atividades educacionais, de estímulo ao empreendedorismo, à inovação e à empregabilidade, de gastronomia, cultura e lazer.
O Senac teve papel fundamental nessa programação, realizando, de norte a sul do Brasil, mais de 251 mil atendimentos. A Instituição lançou mão de sua potente infraestrutura – presente em 2.182 municípios, com 433 centros de educação profissional, 329 polos de educação a distância (EAD), 89 carretas-escola e uma balsa-escola – e contou com apoio de seus 36 mil colaboradores para ofertar gratuitamente atividades como oficinas, consultorias, cursos de curta duração e experiências tecnológicas, com foco em empregabilidade, empreendedorismo e inovação.
Foto: Divulgação Senac |
As ações evidenciaram o compromisso do Senac com o desenvolvimento de competências que dialogam com as reais demandas do mercado e com a inclusão de públicos diversos, promovendo impacto direto em milhares de vidas.
Dia S na agenda pública
O dia16 de maio entrou oficialmente na agenda pública de cerca de 30 localidades, além do Distrito Federal, como Dia do Sistema Comércio, o Dia S. A data vem celebrar e valorizar o impacto das ações ofertadas pelo Sistema Comércio à população brasileira. Foi o caso do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e o Distrito Federal, além dos municípios de Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Gravataí (RS), Ijuí (RS), Salvador do Sul (RS), Santana do Livramento (RS), Santa Maria (RS), Santo Angelo (RS) e Taquara (RS). Além dessas, em outros 15 locais, a proposta está em tramitação.
Em âmbito federal, também está em andamento no Congresso Nacional o projeto de lei que pretende consolidar a data nacionalmente, consolidando essa celebração de reconhecimento da contribuição do Sistema Comércio para o desenvolvimento do Brasil.
Foto: Divulgação Senac |
A Semana S realizou ações específicas para estreitar o relacionamento com os empresários, valorizando aqueles que contribuem diretamente para concretizar os projetos e as ações implementados pelo Sistema Comércio. O evento contou ainda com participação de 580 autoridades, entre prefeitos, governadores e parlamentares.
Por meio do Programa Sesc Mesa Brasil, a Semana S arrecadou mais de 120 toneladas de alimentos não perecíveis – programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos, que atende mais de 2 milhões de pessoas mensalmente..
Tendo a sustentabilidade como direcionamento estratégico, em várias regiões, os eventos que integraram a Semana S receberam o certificado Carbono Neutro – o que significa que a emissão de gases de efeito estufa gerada por essa mobilização nacional foi neutralizada com o desenvolvimento de projetos que compensam essa pegada de carbono, como plantio de árvores ou compra de créditos de carbono.
Celebração dos 80 anos da CNC
A Semana S 2025 representou ainda o início das celebrações dos 80 anos da CNC, destacando a importância das instituições do Sistema Comércio na promoção da qualidade de vida, educação, cultura e desenvolvimento profissional de milhões de brasileiros.
Grandes números da Semana S:
+ de 1, 2 milhão de atendimentos em todo o Brasil;
250.923 empresários, comerciários, jornalistas e público em geral inscritos no site do evento;
251. 115 atendimentos realizados pelo Senac;
42.550 serviços ofertados gratuitamente;
580 autoridades públicas participantes;
1.017.473 atendimentos realizados pelo Sesc;
121.835 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados.
Para mais informações sobre a Semana S 2025 e as ações do Senac em todo o Brasil, acesse as redes sociais do Senac Brasil.