A Petrobras será a apresentadora exclusiva d’A Feira do Livro, que acontece dos dias 14 a 22 de junho, na praça Charles Miller, Pacaembu, em São Paulo. Realizado pela Associação Quatro Cinco Um e pela Maré Produções, o festival literário paulistano é um dos 140 projetos selecionados dentre os mais de 8 mil inscritos na Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, lançada em 2024, que busca apoiar iniciativas culturais originadas e realizadas em todos os lugares do Brasil. Com o patrocínio realizado por meio da Lei Rouanet, a Petrobras terá presença central n’A Feira do Livro 2025, dando nome ao Palco Petrobras, o maior dos palcos da programação oficial. A Petrobras ainda vai promover a transmissão ao vivo dos debates no YouTube.
Historicamente reconhecida como uma das mais importantes patrocinadoras de projetos culturais no país, a Petrobras alinha-se à proposta d’A Feira do Livro de ocupar a praça pública com livros e cultura, trazendo uma programação diversificada de debates, oficinas criativas e outras atividades em torno da cultura do livro, com grandes nomes da literatura nacional e internacional. O DNA do festival paulistano, que fomenta o desenvolvimento econômico e social do mercado do livro no Brasil, se complementa com a chegada de um parceiro líder em inovação tecnológica no setor de energia.
No Palco Petrobras serão realizados debates com destacados autores brasileiros de todas as regiões do país, além de convidados estrangeiros, sobre meio ambiente, ciência, cultura brasileira, literatura, história do Brasil, alimentação, relações afetivas, pensamento indígena e outros temas de interesse da sociedade e dos leitores nos dias de hoje.
Sem cobrança de entrada e dotado de estruturas e equipe para garantir a acessibilidade, o Palco Petrobras fica localizado em frente ao Estádio do Pacaembu, em meio às tendas dos mais de 150 expositores — livrarias e editoras de todos os portes e perfis. As discussões serão feitas ao ar livre, com transmissão pelo YouTube e para o grande telão que fica voltado para o centro da praça. Assim, o público também pode assistir aos debates do Palco Petrobras pelo telão, em cadeiras de praia espalhadas pelo gramado.
O compromisso da Petrobras em amplificar o debate se faz presente também na cobertura do festival literário paulistano, feita pela revista Quatro Cinco Um, a principal publicação brasileira sobre livros, também da Associação Quatro Cinco Um. Em todas as suas plataformas — site, edição impressa, newsletter e podcast — a redação da revista vai fazer a cobertura jornalística, que fica acessível a todos os leitores no site quatrocincoum.com.br.
O apoio eleva a excelência d’A Feira do Livro após três edições de sucesso, promovendo também uma iniciativa até agora inédita no festival literário paulistano: a transmissão ao vivo da programação oficial do Palco Petrobras e do Auditório Armando Nogueira. Em acordo com a proposta da Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, a cobertura audiovisual possibilitará que as discussões literárias cheguem a todo o Brasil, atingindo um público leitor que não mora em São Paulo e ampliando o impacto do evento.
Para Cléia Magalhães, diretora de Marketing e Negócios da Associação Quatro Cinco Um, contar pela primeira vez com o patrocínio da Petrobras é um grande orgulho e um sinal de maturidade para o festival paulistano. “Esse apoio permite a realização da quarta edição d’A Feira do Livro e reconhece a importância dos festivais literários. Acreditamos, como a Petrobras, que o acesso gratuito em praça pública, aberta ao debate de ideias, fortalece ainda mais a democratização da cultura no Brasil. Com esta parceria, fomos mais longe: teremos, este ano, uma programação inédita e muito especial para o público infantil, aumentamos a programação e estruturamos o evento de uma forma ainda melhor para atender a um público maior e mais diversificado. O investimento mostra que a Petrobras acredita no futuro e esse futuro será mais próspero com pessoas que leem”, afirma Magalhães.