Na última sexta-feira (6), a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio promoveu uma simulação inédita de atendimento interdisciplinar, unindo alunos dos cursos de Direito e Relações Internacionais. A iniciativa teve como objetivo preparar os estudantes de Direito por meio de casos práticos, com os alunos do 1º período de Relações Internacionais atuando como clientes.
“Essa é uma atividade interdisciplinar em que movimentamos o Núcleo de Prática Jurídica, utilizando casos concretos com os estagiários da área de Direito das Famílias. Realizamos consultas jurídicas com alunos do primeiro período de outros cursos da Mackenzie Rio. Isso cria um elo entre teoria e prática muito interessante para que os estudantes adquiram experiência até o momento de atenderem a comunidade por meio do nosso núcleo”, destacou a professora de Direito de Família, Simone Flores.
A simulação abordou situações reais envolvendo temas como divisão de bens, pensão durante a gravidez, divórcio, herança, testamento e pacto antenupcial. Para Paloma Mara Benevinuto Martins, aluna do 8º período de Direito, a atividade teve grande relevância: “A professora expande a sala de aula de uma forma que nunca vi igual. Hoje atendi um caso de união estável de cinco anos. A cliente quer comprar um apartamento e deseja saber como será a divisão de bens em caso de separação. A professora traz a prática de maneira leve e divertida. Esse vínculo com os alunos do primeiro período, além de enriquecer nossa oratória, é inspirador. Vou levar essa experiência para sempre, inclusive para minha profissão.”
A aluna Anna Carolina Singelo Alves participou pela primeira vez do simulado, realizando um atendimento sobre alimentos gravídicos — a pensão durante a gravidez. “Foi muito interessante, porque conseguimos adquirir experiência prática no atendimento e também observar nossa evolução em cada situação”, comentou.
Enquanto os estudantes de Direito realizavam os atendimentos, o professor de Psicologia, Paulo César, observava e analisava os aspectos comportamentais dos participantes, além de oferecer orientações sobre postura profissional. “A forma como o aluno recepciona o cliente e coleta as informações é fundamental. Especialmente para os acadêmicos de Direito, a postura profissional é decisiva para transmitir confiança, o que facilita o relato do caso”, explicou o professor.