Assim como acontece com a moda, gastronomia, música e arte, o turismo também passa por mudanças em sua forma, seja na estrutura ou nas tendências que os viajantes buscam ao escolher um destino – e entra neste leque uma modalidade denominada “turismo de aventura”. É evidente que um número crescente de pessoas está em busca de viagens e experiências que as aproximem do ambiente externo, natureza e cultura buscando se conectar com sua beleza e explorar atividades relacionadas a ela. Um estudo conduzido pela agência de comunicação integrada another revelou que 85% dos viajantes procuram destinos que permitam uma imersão na cultura local, enquanto outros 89% buscam viajar para destinos fora do circuito tradicional.
Destinos que proporcionam uma imersão na aventura e na natureza, seja em território nacional ou internacional, têm sido há muito tempo preferência entre os viajantes mais aventureiros. Contudo, essa abordagem de viagem está gradativamente conquistando também os viajantes regulares, ou seja, aqueles que tiram férias uma vez por ano ou nos feriados prolongados. O Selina, ecossistema global de hospedagem e estilo de vida, observou um aumento na demanda por destinos com perfis mais conectados com aventura e atrativos naturais na região. Em relação ao público há uma inclinação maior para viajantes solo e casais, com o público nacional representando cerca de 55% e os estrangeiros aproximadamente 45%. Especificamente, destinos como Florianópolis, Paraty, Bonito e Foz do Iguaçu têm se destacado como locais de interesse crescente.
Compreender essa nova modalidade de viagem implica reconhecer uma demanda real e se adaptar para atender a um público em evolução. De acordo com Fábio Werneck, diretor de operações do Selina, “Há uma preocupação global no Selina em explorar novas experiências, criando atividades que se integram perfeitamente com cada unidade. Por exemplo, reconhecemos que Florianópolis tem uma forte ligação com o surfe, então investir nesse segmento, oferecendo aulas e aluguel de equipamentos. Da mesma forma, em Bonito, buscamos criar uma unidade imersa na natureza, conectando-se harmoniosamente com o ambiente local e proporcionando uma experiência envolvente que integre a cidade ao espaço ao seu redor, com passeios de quadriciclo, visitas às cavernas e grutas locais e mergulho.”
Este tipo de turismo é ideal para aqueles que desejam desafiar seus próprios limites e vivenciar experiências únicas na natureza. No entanto, é fundamental ressaltar que não necessariamente implica em atividades perigosas. Existem diversas opções de passeios adequados para diferentes perfis de viajantes, desde atividades mais tranquilas, como observação de pássaros e visitas a fazendas para conhecer a cultura local, até aventuras mais radicais, como trilha, rafting, pulos de paraquedas e mergulho. Com opções para todos os gostos e níveis de experiência, o turismo de aventura oferece uma oportunidade única de explorar e se conectar com a natureza.