A 2ª edição do Encontro Mentalidades Matemáticas prorrogou, até 22 de julho, o prazo para receber artigos de professores, pesquisadores e estudantes sobre práticas inovadoras de ensino de matemática. Desenvolvida na Universidade de Stanford (EUA) e trazida ao Brasil pelo Instituto Sidarta, a abordagem Mentalidades Matemáticas se baseia em estudos da neurociência para desmistificar a ideia de que a matemática é para poucos e propõe atividades que apresentam uma matemática visual, criativa, aberta e equitativa, com propostas colaborativas e uma nova maneira de pensar e se relacionar com a disciplina.
O Encontro Mentalidades Matemáticas visa promover a produção de conhecimento baseada na prática e disseminar a cultura de troca e de investigação na comunidade de praticantes de MM. O evento será de 13 a 15 de setembro, em Cotia, na grande São Paulo. As inscrições para participar já estão abertas e podem ser feitas neste link.
Como participar da chamada de artigos
Os artigos podem ser enviados em quatro modalidades: Relato de Experiência, com reflexão sobre atividades de sala de aula e formação de professores na Educação Básica; Comunicação Científica, com apresentação de resultados de pesquisas; Pôster,com a exibição de resultados de pesquisas focadas no Mentalidades Matemáticas; e Oficinas, com atividades para desenvolver competências em pesquisa sobre ensino e aprendizagem com os princípios do Mentalidades Matemáticas.
Podem submeter trabalhos pessoas que ensinam matemática ou que atuam com formação continuada de professores. Pesquisadores com foco em educação ou formação continuada também podem participar, assim como estudantes de licenciatura em matemática e pedagogia.
A submissão deve ser feita por meio deste formulário. Todas as orientações encontram-se disponíveis neste link. Cada participante pode enviar até dois trabalhos (um em cada modalidade), individualmente ou em coautoria com até três pessoas. Os artigos aprovados serão divulgados em 12 de agosto.
Mentalidades Matemáticas no Brasil
Em oito anos de aplicação no Brasil, o programa Mentalidades Matemáticas já formou mais de 11 mil professores na abordagem, que ensina a matemática de uma forma visual e colaborativa, impactando mais de um milhão de estudantes em cidades como Vespasiano (MG), São Paulo (SP), Cotia (SP), Itu (SP), Altamira (PA) e Santana do Ipanema (AL). Em Cotia (SP), um Curso de Férias de dez dias, realizado com alunos de 4º e 5º anos, foi responsável por um salto equivalente a 1 ano e 3 meses em escolaridade matemática, calculado pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service).
Serviço:
Evento: Chama de artigos para o 2º Encontro Mentalidades Matemáticas
Prazo: 22 de julho, até às 23h55
Submissão: por este link
Mais informações: neste link