Início » Reajuste na mensalidade das escolas particulares é 4,75% maior que a inflação, revela estudo do Melhor Escola

Reajuste na mensalidade das escolas particulares é 4,75% maior que a inflação, revela estudo do Melhor Escola

O valor recomendado para o ajuste das mensalidades escolares no Brasil é de 4,18%, de acordo com a taxa de inflação. Entretanto, as instituições de ensino que operam na educação básica têm implementado aumentos superiores a esse índice. Um estudo recente) do Melhor Escola, site que reúne informações e bolsas de estudo de escolas públicas e privadas em todo o país, mostra que as escolas brasileiras estão aplicando um aumento médio de 8,93%, percentual que representa um acréscimo de 4,75% em relação à inflação.

Para chegar a esse percentual, o Melhor Escola somou indicadores como o dissídio coletivo, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Um exemplo pode ser observado no cálculo feito para uma escola, localizada em São Paulo, com 100 alunos, que investiu R$ 10 mil nos últimos 12 meses. Considerando que o reajuste inflacionário na região é de 4,59%, o ajuste recomendado para o valor total (que engloba inflação e investimentos) seria de 14,59% na mensalidade. Isso representaria um incremento de mais de 5% em relação à média de reajuste pretendido pelas escolas.

“Com o aumento da concorrência, as escolas estão precisando investir cada vez mais em estrutura, materiais, aulas adicionais, equipe e outras necessidades. Para viabilizar esses investimentos, elas precisam fazer um reajuste maior do que a inflação”, observa Juliano Souza, fundador do Melhor Escola.

Ele ainda explica que, de acordo com a legislação vigente, as escolas têm liberdade para reajustar a mensalidade a fim de equilibrar o custo dos investimentos realizados na instituição, o que leva o reajuste para um patamar compatível ao preço praticado pelo mercado. O estudo do Melhor Escola também calculou o reajuste total, obtido pela soma do reajuste inflacionário com o necessário para cobrir os investimentos feitos pela escola.

Outro ponto importante é que o reajuste inflacionário varia de acordo com o estado verificado. Entre os estados que chamam a atenção com os maiores reajustes inflacionários estão Amapá (7%) e Rio de Janeiro (4,94%).

Calculando o reajuste adequado

Durante os meses de setembro e outubro, muitas escolas dão início ao processo de matrícula para o próximo ano e enfrentam o desafio de definir o valor a ser cobrado nas mensalidades. Visando auxiliar neste desafio, o Melhor Escola criou aCalculadora de Reajuste de Mensalidade 2025.

Para utilizar a ferramenta, as escolas devem selecionar o estado em que estão localizadas e preencher informações sobre o valor da mensalidade cobrado atualmente e o montante investido ao longo dos últimos 12 meses. O reajuste total recomendado será calculado por meio da soma do reajuste inflacionário com o valor necessário para cobrir os investimentos feitos pela escola.

Sobre o Melhor Escola –Melhor Escola é o principal site de bolsas de estudos do país, que conecta alunos a escolas da educação básica, com descontos que podem chegar a 80%. Criado em 2012, o site possui mais de 7 mil escolas parceiras e já matriculou mais de 40 mil alunos na rede privada de ensino.

O site também conta com informações de todas as escolas cadastradas no MEC (mais de 180 mil). Seus fundadores, Juliano Souza e Sérgio Andrade, acreditam que o acesso à educação pode mudar o mundo.

Em 2019, o Melhor Escola se juntou ao Quero Bolsa, do grupo Quero Educação, maior site de serviços de educação da América Latina. Saiba mais acessando o site do Melhor Escola.

PARTICIPE DO REDE AGORASP
PARTICIPE DO REDE AGORASP
Recebendo notícias, participando, enviando conteúdos com fotos e vídeos.