Apoiar no desenvolvimento das comunidades do entorno de suas operações, por meio da integração social, aliado ao sólido compromisso no fomento da educação. Com este propósito, a Appian Capital Brazil, fundo de investimento especializado em mineração, já investiu mais de R$ 1.5 milhão no Programa STEM, fomentando a educação na Bahia e em Alagoas. No ciclo escolar de 2024 mais de 2.400 alunos e 80 professores do Ensino Fundamental da rede pública nos dois estados foram beneficiados.
A iniciativa tem como propósito aprimorar a capacitação de professores e o conhecimento de alunos do 1º ao 5º ano nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (áreas que formam a sigla STEM em inglês) de forma inovadora. Este ano, o projeto contempla cinco escolas dos municípios de Itagibá e Ipiaú no Sul da Bahia e Craíbas no Agreste alagoano.
“Acreditamos na educação como um agente disseminador de boas práticas e elemento fundamental para a transformação e o desenvolvimento social. Temos muito orgulho em trazer o Programa STEM para os estados da Bahia e de Alagoas. A iniciativa está alinhada ao nosso compromisso em trabalhar de forma integrada às comunidades do entorno das operações. Investindo na melhoria educacional desses jovens, estamos estimulando seu aprimoramento pessoal e profissional. Desta forma, deixamos um real legado para as gerações futuras”, explica Diogo Oliveira, diretor de ESG e Pessoas da Appian Capital Brazil.
Com metodologias únicas aliadas a atividades práticas, o projeto facilita o aprendizado de conceitos teóricos. Desta forma, os professores passam a ter ferramentas para tornar o ensino da matemática e das ciências naturais mais interessantes para os alunos. O Programa STEM contempla visitas nas escolas para diagnóstico e orientação dos professores sobre a aplicação da metodologia, formação presencial e acesso vitalício à Comunidade de Aprendizagem Virtual (CAV). Nesta plataforma online, estão disponíveis recursos de suporte aos profissionais, como: atividades, ferramentas de interação e simuladores, além de ferramentas de apoio para aplicação do programa com estudantes. No ambiente virtual, os educadores também compartilham experiências entre si e podem esclarecer dúvidas com a equipe da instituição.
No encerramento dos ciclos escolares da edição 2024 do Programa STEM, cada escola apresentou um projeto em uma feira de ciências, demonstrando as descobertas realizados ao longo da iniciativa. Os alunos dos colégios públicos da Bahia e de Alagoas criaram projetos de robótica, reciclagem, maquetes de combate à dengue, projeções do Sistema Solar, identidade das plantas, confecção de bandeiras dos municípios, orientações sobre preservação ambiental, alimentação saudável e benefícios de plantas para nossa saúde.
Desenvolvendo a educação do Nordeste com sucesso
Presente no município de Craíbas, em Alagoas, área de atuação da Mineração Vale Verde, desde 2021 e nos municípios de Ipiaú e Itagibá, na Bahia, área de atuação da Atlantic Nickel, desde 2023, o Programa STEM capacitou mais de 150 educadores e beneficiou cerca de 2.750 alunos em 15 escolas públicas nos dois estados onde os ativos do grupo atuam foram impactados positivamente pela metodologia do programa STEM. Ao todo, desde 2021, a Appian Capital Brazil ultrapassou a marca de R$ 1.5 milhão investidos do projeto, o que reforça o compromisso do grupo com a integração social nas regiões onde opera.