Embora a prática de musculação ainda seja dominada pelo público masculino, essa realidade está mudando. Fatores como a busca por saúde, a melhora na autoestima e as redes sociais estão contribuindo para essa transformação. O número de mulheres praticantes de atividades físicas vem crescendo, assim como a presença feminina em funções de professorado e, gradativamente, em cargos de direção. De acordo com uma pesquisa da Fitness Brasil realizada este ano, entre os respondentes com idades entre 18 e 85 anos, 62% são homens e 38% são mulheres, refletindo um aumento da participação delas no setor fitness. Ao analisarmos a questão da liderança, a disparidade se torna ainda mais evidente. Em 2023, as mulheres ocupavam apenas 38% dos cargos de chefia, mantendo a mesma proporção do ano anterior, de acordo com uma pesquisa da FIA Business School. Na área fitness, essa diferença é ainda mais notável, uma vez que as maiores redes de academias são lideradas por homens.
Em contrapartida, a Academia Gaviões se destaca como a primeira a funcionar 24 horas por dia e, hoje, tem como CEO, uma líder feminina, evidenciando a necessidade de mais representatividade nesse segmento, especialmente diante da evolução da inclusão delas em atividades físicas. “Muitas vezes, me vejo como a única mulher em eventos que reúne lideranças do ramo fitness. Acredito que, para termos um setor mais forte e inovador, precisamos de uma diversidade de vozes”, relata Priscila Aguiar, CEO da rede de academias.
“A sensação de solidão é intensa em alguns momentos, mas isso me motiva a ser um exemplo e a abrir portas para outras mulheres. Temos muito a acrescentar e é importante que as nossas trajetórias e experiências sejam valorizadas”, afirma Aguiar. Atualmente, a equipe da rede de academias conta com mais de 100 professoras e tem planos de contratar 100 ao longo de 2025. “Temos 20 executivos na empresa, metade são mulheres. Embora possuam grande potencial, muitas vezes elas sentem que não estão preparadas”, explica.
A Gaviões tem um legado de cinco décadas, construído por Leonildo Aguiar e Roseli Aguiar, os pais de Priscila, que transformou um espaço improvisado em uma garagem no sucesso de 67 unidades, incluindo expansão para o Paraguai. “Assumi a frente da rede em 2022 e tenho a vantagem de ter crescido nesse ambiente, observando o esforço dos meus pais, e estudei muito para saber como administrar. É incrível dar continuidade a esse sonho familiar e ainda poder inserir mais mulheres nesse mercado ainda tão dominado pelos homens, mas esse cenário tende a melhorar nos próximos anos”, finaliza a CEO.