Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!
Início » Serviço Geológico do Brasil retoma levantamentos aerogeofísicos no país após uma década

Serviço Geológico do Brasil retoma levantamentos aerogeofísicos no país após uma década

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!
 Instituição formalizou, nesta quarta-feira (26), a assinatura da ata de registro de preços com a empresa Xcalibur para aquisição de novos dados aerogeofísicos de alta qualidade
 Foto: Igo Estrela/SGB Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a empresa espanhola Xcalibur (Lasa Prospecções) formalizaram a assinatura da ata de registro de preços que permitirá a retomada dos levantamentos aerogeofísicos no Brasil. O encontro representa um marco que viabiliza a aquisição de novos dados aerogeofísicos de alta qualidade. A reunião ocorreu em Brasília, nesta quarta-feira (26).

“Com essa assinatura, damos um passo decisivo para a ampliação do conhecimento geológico do Brasil. Os levantamentos aerogeofísicos de alta qualidade fortalecerão nosso banco de dados, impulsionando o setor mineral e criando um ambiente ainda mais atrativo para investimentos”, destacou o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo.
 A assinatura com a Xcalibur viabiliza a aquisição de um milhão de quilômetros lineares de levantamentos aerogeofísicos. A vigência prevista é de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Durante a solenidade de assinatura, Melo destacou que os estudos são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da mineração e para a transição energética ao possibilitar a identificação de minerais estratégicos para novas tecnologias: “Todos serão diretamente beneficiados por esse avanço, que consolida nossa base científica e tecnológica, gerando oportunidades e construindo um futuro mais sustentável e inovador”.
 Foto: Igo Estrela/SGB O diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, ressaltou que a iniciativa trará avanços e prosperidade para o país: “Esse não é apenas um projeto técnico, é um compromisso com o futuro do Brasil, com o desenvolvimento sustentável e com a soberania do conhecimento sobre nossas riquezas naturais”.

Após a assinatura, foram realizadas palestras para o lançamento oficial de dois programas estratégicos do SGB: o Plano Decenal de Mapeamento Geológico (PlanGeo 2025-2034), que visa apresentar o planejamento do conhecimento de mapeamento geológico sobre o território nacional, e o Programa de Exploração Geofísica Profunda (Deep Brazil), focado na investigação detalhada da estrutura geológica do país por meio de métodos geofísicos avançados.

Levantamentos aerogeofísicos no país
Desde a década de 1970, o SGB lidera a contratação de empresas para realização de levantamentos aerogeofísicos no Brasil. Entre 2004 e 2014, o investimento em aerolevantamentos gamaespectrométricos e magnetométricos totalizou aproximadamente US$ 183 milhões, cobrindo 86% do embasamento cristalino do país.

Essa iniciativa moderniza a infraestrutura geocientífica do país, amplia o conhecimento sobre o potencial mineral e fortalece o ambiente de investimentos. Além disso, reafirma o papel do SGB na geração de dados estratégicos para o setor mineral e a transição energética, consolidando o Brasil como referência em geociências.
 Foto: Igo Estrela/SGB
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!
PARTICIPE DO REDE AGORASP
PARTICIPE DO REDE AGORASP
Recebendo notícias, participando, enviando conteúdos com fotos e vídeos.