Aruba e Curaçao, territórios autônomos do Reino dos Países Baixos no Caribe, foram os convidados especiais da celebração do Dia do Rei, realizada ontem (24) no Solar Caio Prado pelo Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo. O evento, que homenageia o aniversário do rei Willem-Alexander (comemorado oficialmente em 27 de abril), reuniu cerca de 200 convidados, entre autoridades diplomáticas, parceiros comerciais e representantes da comunidade holandesa e latino-americana no Brasil.
Conhecida por suas cores vibrantes, música, festas de rua e celebrações públicas, a data é uma das mais emblemáticas do calendário holandês. Tradicionalmente marcada por festividades em todo o território do Reino – incluindo as ilhas caribenhas – o King’s Day celebra não apenas o monarca, mas também a união e diversidade cultural dos Países Baixos.
Representando Aruba, Carlos Barbosa, diretor da Autoridade de Turismo da ilha no Brasil, destacou a importância da presença brasileira no crescimento do turismo local e os laços estratégicos com a região: “Um destino onde o sol brilha o ano todo e cada experiência é pensada para toda a família. Aruba é assim: a Ilha Feliz, onde a hospitalidade do seu povo – formado por mais de 100 nacionalidades – faz toda a diferença. Essa pluralidade se reflete na cultura vibrante, na gastronomia única e até no idioma: o papiamento, que tem português na sua estrutura, tornando a comunicação fácil para os brasileiros. E o melhor? Os brasileiros descobriram esse paraíso! No último trimestre, crescemos mais de 100% em visitantes vindos do Brasil, e para 2025, a meta é ainda mais ambiciosa.”
Carlos reforçou ainda que o turismo representa entre 80% e 85% do PIB de Aruba, sendo um pilar essencial da economia local. Segundo ele, o foco atual está em aumentar a qualidade da experiência turística, mas sempre respeitando a capacidade de carga da ilha. “Também estamos atentos ao custo de vida em Aruba e buscando formas de mitigar esses impactos, inclusive explorando possibilidades de importação de alimentos e insumos da América Latina”, completou.
Curaçao foi representada por Marcos Oliveira, Relações Públicas do destino no Brasil, e pela influenciadora Lala Rebelo, embaixadora da marca Curaçao no país. Ambos aproveitaram a noite para se conectarem com a comunidade neerlandesa, além de fortalecer a promoção do destino, que recebeu mais de 40 mil brasileiros em 2024 e a projeção para 2025 é de 51 mil turistas. “Sempre participamos destas festividades pelo Dia do Rei, pois acreditamos que apresentar essa parte do Reino cria uma curiosidade para quem não conhece a conexão holandesa no Caribe” pontua Marcos.
Aruba também aposta na sua vocação natural para atrair viajantes em busca de experiências únicas. A icônica Eagle Beach, frequentemente eleita uma das melhores praias do mundo pelo TripAdvisor, e o Parque Nacional Arikok, que cobre quase 24% do território da ilha, são apenas alguns exemplos das riquezas naturais que encantam turistas do mundo inteiro.
Uma novidade que conectará, ainda mais, Brasil, Curaçao e Países Baixos será a 3ª edição do Torneio de Lendas do Futebol em Curaçao nos dias 28 e 29 de maio, que reunirá ex-craques da Argentina, Colômbia, Brasil, Holanda, Portugal e Curaçao. Alguns nomes participantes incluem Rivaldo Ferreira, Carlos Germano e Adriano Ribeiro (o “Imperador”) pela seleção brasileira; Carlos Valderrama e René Higuita pela Colômbia; Sergio Goycochea e Ariel Ortega pela Argentina; e Clarence Seedorf, Ronald de Boer e Pierre van Hooijdonk pela Holanda.
O King’s Day globalmente celebra não só a figura do rei, mas a integração entre os territórios do Reino dos Países Baixos e seus parceiros globais – com destaque especial para os vínculos cada vez mais sólidos entre o Brasil e o Caribe holandês. Além de Aruba e Curaçao, faz parte como país autônomo Saint Maarten e as ilhas Bonaire, Saba e Santo Eustáquio.