Início » Proposta que garante análise de desestatizações estaduais pelo Legislativo avança na Alesp

Proposta que garante análise de desestatizações estaduais pelo Legislativo avança na Alesp

Em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o projeto de lei que busca garantir que todos os processos de desestatização propostos pelo Governo Estadual passem por análise do Poder Legislativo foi aprovado, nesta terça-feira (23), pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Casa.

Projeto de Lei 389/2019 foi proposto pelo deputado Vinicius Camarinha (PSDB) e, com o aval da Comissão, está pronto para discussão e votação em Plenário.

De acordo com a matéria, o objetivo é garantir que todas as propostas de desestatização de entidades e serviços estaduais passem por uma prévia autorização legislativa, seguindo, de acordo com o autor, o princípio da legalidade.

“Não é possível, portanto, admitir que a outorga de concessões e permissões derive exclusivamente de ato administrativo, sem prévia autorização e regulação por meio de lei”, justificou Camarinha.

Defesa do consumidor

Durante a reunião, os integrantes da Comissão de Finanças da Alesp também foram favoráveis a dois projetos que buscam estabelecer novas regras para a prestação de serviços de telefonia no estado.

Projeto de Lei 261/2019, do deputado Altair Moraes (Republicanos), pretende obrigar que concessionárias de telefonia não apliquem multas de cancelamento para clientes que tenham ficado desempregados durante a vigência do contrato.

Já o Projeto de Lei 613/2019, também de Altair Moraes, propõe a proibição da venda de combos de TV, internet e telefonia por assinatura. De acordo com o autor, a proposta se baseia no Código de Defesa do Consumidor e caracteriza a prática como venda casada, que é prejudicial ao cliente.