Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!
Início » Cuca ganha vida no novo Sítio do Picapau Amarelo, em Atibaia

Cuca ganha vida no novo Sítio do Picapau Amarelo, em Atibaia

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Uma bruxa em forma de jacaré, com cabelos loiros e longos e uma boa dose de maldade. Personagem do folclore brasileiro que se tornou ainda mais popular por meio do escritor Monteiro Lobato, a Cuca ganha vida no novo Sítio do Picapau Amarelo, o parque temático que está em construção na cidade de Atibaia.

Além da Cuca, outras figuras históricas do universo da brasileiríssima obra já ganharam sua versão em live action: Emília, Narizinho, Pedrinho e Visconde de Sabugosa. E outros estão sendo preparados.

A Cuca terá uma atração própria no novo parque temático. Trata-se da Gruta da Cuca, onde os visitantes participação de uma atividade em que precisam ajudar a Narizinho a voltar ao normal, depois de ter sido transformada em pedra pela temida bruxa com corpo de jacaré. Para isso, precisarão desvendar os segredos de como entrar na gruta e convencer a bruxa a reverter o feitiço. Nesta atividade, as crianças exercitarão habilidades socioemocionais, trabalho em equipe, argumentação, além, é claro, de coragem para entrar na Gruta.

Sobre a Cuca

Cuca é uma personagem do folclore brasileiro, caracterizada como uma mulher com feições assustadoras para amedrontar crianças que desobedecem aos pais.

O escritor Monteiro Lobato foi responsável por popularizar a Cuca entre o público infantil. A personagem se tornou popular por meio do livro O Saci, em 1921. Nesse livro, Cuca é retratada como uma bruxa em forma de jacaré e cabelos loiros.

Sua origem está na península Ibérica, e ela veio para o Brasil durante a colonização. A personagem aparece em cantigas infantis e em músicas e obras de artistas brasileiros. Uma das canções mais famosas em torno da personagem foi escrita por Dori Caymmi e Geraldo Casé e interpretada por Cássia Eller, eternizada pelos versos: “Cuidado com a cuca, que a Cuca te pega, e pega daqui, e pega de lá…”.

O parque temático baseado no histórico e cultural brasileiro universo criado pelo escritor Monteiro Lobato terá mais de 25 mil m2 e estará localizado dentro da área do Eldorado Eco Resort, em Atibaia. O novo Sítio do Picapau Amarelo, único oficial e licenciado, será operado pelo Grupo Forma, maior empresa especializada em turismo estudantil da América Latina.

Sobre o Grupo Forma

O Grupo Forma é a maior referência em turismo estudantil na América Latina, oferecendo uma ampla gama de experiências que vão desde saídas pedagógicas até viagens de formatura e atrações de lazer. Conhecida por organizar as emblemáticas viagens de formatura do 3° ano em Porto Seguro e do 9° ano nos principais resorts do Brasil, a Forma também se destaca em viagens educacionais e pedagógicas através do Conhecer, com exclusividade em experiências únicas, como a visita aos estúdios da Mauricio de Sousa Produções e a construção licenciada do Sítio do Picapau Amarelo. Além disso, o Grupo Forma é responsável por operar intercâmbios e viagens internacionais para grupos de menores desacompanhados.

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!
PARTICIPE DO REDE AGORASP
PARTICIPE DO REDE AGORASP
Recebendo notícias, participando, enviando conteúdos com fotos e vídeos.