A partir de 7 de abril, alunos de escolas do Rio de Janeiro terão a oportunidade de conhecer de perto a importância da preservação ambiental por meio da tecnologia. A Iguá, concessionária responsável pelo saneamento em 19 bairros da Zona Oeste, lança o projeto “Iguapé – A Arte e a Ciência de Sanear” na cidade, trazendo uma experiência imersiva em realidade virtual pelo Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. A iniciativa faz parte de um programa itinerante de educação ambiental que unirá arte, ciência e tecnologia para ampliar o conhecimento sobre o ciclo da água e sua relação direta com a saúde, a qualidade de vida e o meio ambiente.
As primeiras sessões do projeto acontecerão entre os dias 7 e 11 de abril: do dia 7 ao dia 10, na Escola Municipal Victor Hugo, em Jacarepaguá; no dia 11, na Escola Municipal Dorcelina Gomes da Costa, no Pechincha. A iniciativa prevê alcançar, até outubro, mais de 8,7 mil alunos no município.
Além da experiência em realidade virtual, que permitirá um mergulho virtual no caminho da água e nos impactos da poluição, o projeto inclui uma aula-show interativa, oficinas práticas e demonstrações científicas. Um dos destaques da experiência é a “fórmula da água limpa”, um experimento cênico conduzido pelos personagens Dr. Saneamento e Dra. Tratamento, que demonstram como a ciência pode recuperar a água poluída e devolvê-la à natureza de forma segura.
Baseado na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o Iguapé busca estimular o pensamento crítico e criativo dos participantes, utilizando experiências interativas para aproximar a ciência e a arte ao cotidiano.
“Nosso objetivo é tornar o tema do saneamento acessível e envolvente para os estudantes, aproximando a ciência do cotidiano deles. Esse tipo de experiência visa incentivar uma mudança de comportamento, fazendo com que eles entendam com a preservação dos recursos hídricos está diretamente ligado a qualidade de vida e a saúde de todos nós”, afirma Flávio Vaz, diretor geral da Iguá no Rio de Janeiro.
Além da capital fluminense, a Iguá Rio levará o projeto para os municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes a partir de maio, impactando mais 4,6 mil alunos das duas cidades. No total, mais de 25 mil estudantes de seis estados brasileiros serão beneficiados pela iniciativa da Iguá Saneamento.
O projeto Iguapé é inclusivo e acessível para alunos com deficiência, contando com um Plano de Acessibilidade amparado na Lei 10.098/2000. Além das atividades presenciais, cada escola receberá materiais educativos para reforçar o aprendizado sobre saneamento e preservação da água ao longo do ano letivo.
O Iguapé reforça o compromisso da Iguá com a educação ambiental, um dos pilares centrais da sua estratégia de Responsabilidade Social. A empresa acredita que a conscientização e a formação de novas gerações são essenciais para a construção de um futuro sustentável.
Sobre a operação da Iguá no Rio de Janeiro
A partir de um contrato de concessão de 35 anos, a Iguá atende, desde 2022, a cerca de 1,2 milhão de pessoas na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense. Nos primeiros dois anos, os focos da companhia foram em eficiência operacional e qualidade de atendimento, com investimentos robustos em tecnologia e inovação.
Nos primeiros dois anos de operação, foram realizados aportes de mais de R$ 800 milhões no estado. Em 35 anos, as regiões atendidas pela concessionária receberão R$ 2,1 bilhões, que serão investidos em projetos desenvolvidos para promover melhora considerável na qualidade de vida da população. A Iguá tem o propósito de colaborar com a universalização do acesso a água e saneamento básico e trabalha todos os dias para entregar aos seus clientes um serviço de excelência, pautado pela transparência.
Sobre a Iguá Saneamento: Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.