Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!
Início » Escolas públicas do Estado de São Paulo recebem novas bibliotecas infantis com programação cultural gratuita

Escolas públicas do Estado de São Paulo recebem novas bibliotecas infantis com programação cultural gratuita

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

O mês de maio marca a chegada de três novas bibliotecas multiuso em escolas públicas do Estado de São Paulo. As cidades de São Paulo (capital) e Osasco foram contempladas pelo programa Força para Crescer: Pontos de Leitura, que transforma salas de aula em ambientes vivos de leitura, imaginação e pertencimento. A Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, expande o acesso à leitura para a população das comunidades do entorno de suas operações, com a inauguração de três novas bibliotecas em escolas públicas e instituições de São Paulo.


Voltada a crianças da educação infantil, cada biblioteca conta com um acervo de 400 livros infantis de autores nacionais, além de mobiliário lúdico e acessível, pintura artística nas paredes, placas de sinalização e ambientação pensada especialmente para a faixa etária atendida. A proposta é democratizar o acesso à leitura e ao livro em territórios de alta vulnerabilidade social.


Renata Ruggiero, presidente da entidade que realiza o gerenciamento social da Motiva, reforça que este patrocínio está em linha com a estratégia do instituto de apoiar a literatura e incentivar a leitura nas regiões em que atua. “Acreditamos no poder transformador da leitura, e por isso, estamos muito felizes em apoiar a criação dessas novas bibliotecas. Elas são mais do que locais para guardar livros, são espaços onde aprendizado e cultura se encontram, criando possibilidades e horizontes para as comunidades. Esse projeto reflete nosso compromisso com a educação e com a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável”, pontua a executiva.


“Mais do que formar leitores, queremos formar vínculos. A biblioteca se torna um ponto de encontro afetivo dentro da escola, onde a criança é protagonista da sua imaginação”, afirma William Mendonça, coordenador-executivo do projeto.


Em Santo Amaro, na área de atuação da Motiva, a inauguração acontece neste sábado (24), no Centro Educacional Luz e Lápis, localizado próximo à Estação Largo Treze, da Linha 5-Lilás, administrada pela concessionária ViaMobilidade. O evento conta com uma programação cultural gratuita, incluindo apresentações teatrais, contação de histórias e eventos abertos à comunidade escolar, em celebração à Semana Mundial do Brincar.


A ação integra a nova fase do programa Força para Crescer: Pontos de Leitura, que neste mês contempla cinco escolas públicas nos estados de São Paulo e Maranhão. Na Grande São Paulo, uma outra biblioteca será inaugurada em Osasco, que também tem forte presença de comunidades periféricas e grande número de alunos na primeira infância. A inauguração em Osasco será anunciada em breve.


Desde sua criação, o programa já implantou dez bibliotecas no Estado do Rio de Janeiro e impactou diretamente milhares de crianças com mais de 250 sessões de contação de histórias, teatro e leitura mediada.


O “Força Para Crescer: Pontos de Leitura” é apresentado pelo Ministério da Cultura, com apoio da Motiva, por meio de seu instituto. A iniciativa é uma realização da Deda Soluções Criativas, Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR Arte. A produção-executiva é da Cinco Elementos Produções e a consultoria-executiva é da Marco Zero.


SERVIÇO – INAUGURAÇÃO EM SANTO AMARO
Centro Educacional Luz e Lápis (Rua Benedito Fernandes, 155, Santo Amaro-SP) – a 750 metros da Estação Largo Treze, da Linha 5-Lilás.


24 de maio (sábado – Semana do Brincar)

9h30 – Espetáculo artístico
10h30 – Cerimônia oficial de inauguração da biblioteca
11h30 – Atividades lúdicas abertas à comunidade

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!
PARTICIPE DO REDE AGORASP
PARTICIPE DO REDE AGORASP
Recebendo notícias, participando, enviando conteúdos com fotos e vídeos.