Início » Confira histórias inspiradoras dos programas educacionais da Samsung no mês Mundial das Habilidades dos Jovens

Confira histórias inspiradoras dos programas educacionais da Samsung no mês Mundial das Habilidades dos Jovens

A Samsung homenageia o mês Mundial das Habilidades dos Jovens, comemorado em julho pelo calendário oficial da ONU, com histórias inspiradoras de seus programas globais de cidadania corporativa: o Solve For Tomorrow (SFT) e o Samsung Innovation Campus (SIC). Ambos trazem em sua concepção a importância de preparar os jovens com habilidades que estimulam a criatividade e o desenvolvimento nas áreas de STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) em prol do bem-estar de suas comunidades, assim como o desenvolvimento pessoal para suas carreiras no futuro.
 

A seguir, confira algumas das histórias de sucesso de alunos da América Latina que participaram dos programas de cidadania corporativa da Samsung.


Samsung Solve for Tomorrow

O Samsung Solve for Tomorrow atua como uma iniciativa global desenhada para fortalecer o interesse de jovens na ciência, no intuito de endereçar e solucionar desafios locais que afetam suas vidas e comunidades. O programa está presente em 64 países e, por meio de técnicas de resolução de problemas, como o Design Thinking, e de pensamento crítico e criativo, já envolveu mais de 2,6 milhões de estudantes globalmente. Na América Latina, o programa está presente desde 2014, com participação de mais de 352 mil professores e estudantes de 20 países da região.


Reabilitação de pacientes pós AVC


No Peru, o desafio dos jovens estudantes do Colégio Mayor Secundario Presidente foi criar uma solução de baixo custo e funcional para ajudar pacientes que tinham dificuldades em movimentar os membros superiores após sofrerem um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Com o auxílio do professor orientador, os participantes da edição do Solve For Tomorrow 2023 desenvolveram o chamado SIFT, protótipo com filamentos produzidos a partir de garrafas PET recicladas. Com o material, eles puderam criar talas de reabilitação física, assim como capacitar os hospitais locais para a sua implementação. Clique aqui para assistir ao vídeo do projeto.
 


Estudantes durante o desenvolvimento do SITF

Produção de biogás e biofertilizante


Já na edição de 2023 do Solve For Tomorrow Brasil, os alunos do Centro de Ensino Antero Câmara Penha, no Maranhão, tinham como objetivo beneficiar a comunidade com baixo poder aquisitivo, bem como reduzir a poluição causada pelo fogão a lenha, carvão ou gás de cozinha comum e pela queima de madeira e carvão. Como solução, os estudantes criaram um protótipo que permite produzir biogás e biofertilizante em casa, utilizando a biomassa do aguapé (um tipo de planta aquática típica na região) e de bactérias metanogênicas (encontradas no esterco e na fermentação da mandioca), que geram gás metano. Clique aqui para assistir ao vídeo do projeto.


Samsung Innovation Campus


O Samsung Innovation Campus é um programa global de educação em TICs (tecnologias da informação e comunicação) que capacita jovens estudantes para que tenham experiência nas principais tecnologias da 4ª Revolução Industrial, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Big Data. O objetivo é prepará-los para as novas demandas do mercado de trabalho e potencializar oportunidades de ingresso nos níveis mais competitivos.
 

Misac Andrade, México – aluno do curso de Internet das Coisas em 2024.
 

“Olhando para trás, posso dizer com segurança que ingressar neste curso foi uma das melhores decisões que tomei na minha vida. Na prática, proporcionou-me um conjunto sólido de competências técnicas, como o domínio de Node.js e Python Regex, mas também uma nova perspectiva sobre como a tecnologia pode transformar o nosso mundo”.
 

Giovana Gomes dos Santos, Brasil – aluna do curso de Python e Inteligência Artificial em 2023
 

“Durante minha jornada no Samsung Innovation Campus, adquiri habilidades fundamentais em Python e Inteligência Artificial. Essas ferramentas não só ampliaram meu conhecimento técnico, mas também abriram portas para explorar diversas áreas de interesse. E a experiência como um todo solidificou a minha compreensão destas tecnologias em constante evolução, assim como me permitiu enfrentar desafios reais no mercado de trabalho. Estou entusiasmada em continuar explorando novas aplicações e contribuir para o avanço da tecnologia através do meu aprendizado em Python e IA”.
 

Atualmente, a jovem é aluna bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em um laboratório da Universidade Estadual de Campinas, trabalhando com projetos de automação e programação. “Como mulher e futura técnica, vejo que me encontrei na profissão”, completa.

PARTICIPE DO REDE AGORASP
PARTICIPE DO REDE AGORASP
Recebendo notícias, participando, enviando conteúdos com fotos e vídeos.