O Catálogo Céu de Montanhas, que reúne 39 experiências de turismo rural e de base comunitária no município de Brumadinho, está entre os finalistas da 12ª Edição do Prêmio Bratzoa de Sustentabilidade, uma iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. A lista dos classificados foi divulgada nesta segunda-feira (09/09) e o Céu de Montanhas é o único projeto mineiro selecionado.
“Estar entre os finalistas de um prêmio como esse é o reconhecimento de que Brumadinho, com o projeto Céu de Montanhas, tem uma economia criativa e busca a sustentabilidade local. Isso nutre a gente e é uma forma de dizer que devemos seguir trabalhando neste caminho. E é muito importante também trazer esse novo olhar para Brumadinho, um destino que se recria e se expande, misturando suas raízes com o contemporâneo”, define a mixologista Marcela Azevedo, umas das empreendedoras do Catálogo Céu de Montanhas.
Lançado em 2022, o catálogo é uma iniciativa desenvolvida pela Vale em parceria com o Instituto Rede Terra, e foi pensado para diversificar a oferta da região, facilitar o acesso do turista aos atrativos, aumentar o tempo de permanência do visitante e fortalecer a contribuição do turismo para a economia local. Entre as vivências, estão experiências gastronômicas, práticas de bem estar, turismo de aventura, artesanato e cultura.
A coletânea é resultado de um trabalho de mapeamento, assessoramento técnico e sistematização da oferta de turismo de experiências na região. Desde 2021, uma equipe composta por especialistas nas áreas de gastronomia, vivências turísticas e design têxtil atua com os empreendedores da região a fim de identificar e aprimorar os potenciais locais. O Céu de Montanhas é parte do Programa de Turismo de Brumadinho, uma das ações da Vale para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem B1, em 2019.
As vivências e produtos estão disponíveis no site www.ceudemontanhas.com.br.
Premiações
O prêmio Bratzoa de Sustentabildade é uma das mais importantes premiações do turismo, e busca incentivar, identificar e dar visibilidade a iniciativas que se destaquem as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, com foco social, ambiental e econômico. As dez iniciativas vencedoras serão anunciadas no dia 9 de novembro.
Na edição do ano passado, o Céu de Montanhas recebeu menção honrosa. O Catálogo também foi premiado, em 2023, com o troféu de bronze na categoria Economia Criativa do Prêmio Nacional de Turismo 2023, realizado pelo Ministério do Turismo. Outra premiação foi para o Circuito de Quilombos de Brumadinho, que integra o catálogo, e venceu a categoria Diversidade, no Prêmio Cumbucca de Gastronomia.