A Merco, empresa de pesquisa e monitoramento reputacional, que realiza estudos de reputação e publica os rankings de referência na América Latina, Espanha, Portugal e Itália, apresenta a segunda edição do ranking Merco Talento no Brasil. A pesquisa 2024 reconhece as 100 empresas que mais se destacam em atração e fidelização de talentos. O setor de Cosméticos e Perfumaria aparece em destaque com Natura na liderança; o Mercado Livre que subiu 13 posições, ocupa o segundo lugar; e o Grupo Boticário na terceira posição do ranking. O Top 10 é completado por Ambev (4º); Nestlé (5º); Amazon (6º); Google (7º); Itaú Unibanco (8º); Toyota (9º) e Pfizer (10º).
O estudo indica que sete empresas de 2023 permanecem entre as 10 primeiras posições em 2024, o que demonstra a preocupação em gerar um ótimo ambiente de trabalho para garantir a alta reputação. Nessa edição da pesquisa, é possível observar também que oito das 10 melhores empresas do ranking Merco Talento também estão entre as companhias de melhor reputação empresarial, indicando que existe uma correlação direta entre uma empresa ter boa reputação e ser reconhecida com marca empregadora, ou seja, uma organização com capacidade de atrair e fidelizar talentos.
Vale destacar as ascensões da Mondelez, que subiu 69 posições e ocupa agora a 21ª posição, seguida pela Mercedes-Benz que alcançou a 31ª colocação galgando 55 posições, e a Cosan, que avançou para o 22º posto, crescendo 52 posições.
Entre os 36 setores que compõe o ranking 2024, os destaques vão para o setor de Alimentos, com oito empresas, liderado pela Nestlé; os setores da Indústria Automotiva, liderado pela Toyota, seguido pelo setor de Serviços Financeiros, liderado pelo Itaú Unibanco, cada um com seis empresas.
O Merco Talento vai além de um monitor composto pelas avaliações dos próprios colaboradores das empresas e um benchmarking de indicadores de gestão de pessoas. O ranking também é um monitor de marca empregadora, que mede a atratividade para os públicos externos que avaliam as empresas. Além disso, possui a avaliação de profissionais especializados na área de Talentos. Dessa forma, esses três eixos do ranking analisam os aspectos fundamentais: Reputação Interna, Marca Empregadora e Qualidade do Trabalho.
“O reconhecimento das melhores empresas do Brasil em atração e fidelização de talentos, por meio do Ranking Merco Talento, destaca a importância de políticas internas que promovam a valorização dos colaboradores. Essa iniciativa fortalece a competitividade e a reputação das organizações, impulsionando a sociedade com instituições cada vez mais comprometidas e responsáveis com seus colaboradores”, afirma Victor Olszenski, Diretor da Merco no Brasil. “A nossa metodologia abrange onze fontes de informação, que compreendem funcionários das empresas, universitários, ex-alunos de escolas de negócios, equipes de RH das empresas, especialistas e headhunters, sindicatos, professores universitários, além e da presença das empresas no meio digital. Além disso, é importante ressaltar que a participação no Ranking Merco Talento é gratuita, e depende exclusivamente do reconhecimento das empresas em sua capacidade para atrair e fidelizar talentos entre os diferentes stakeholders”, destaca Olszenski.
Com isso, o Diretor da Merco destaca que fazer parte do Ranking Merco Talento traz para as empresas a vantagem de ter ferramentas para estabelecer relações ainda mais sólidas e duradouras com seus colaboradores, aprimorando suas políticas de atração e fidelização de talentos. Já para os estudantes e ex-alunos, o ranking é um guia para a escolha e o acompanhamento de organizações alinhadas às suas expectativas.
“O Ranking Merco Talento demonstra uma forte correlação entre as empresas que têm alto reconhecimento de sua reputação empresarial com um ambiente de trabalho justo e saudável para seus funcionários. Dessa forma, as empresas são reconhecidas como locais desejados para se trabalhar e que oferecem amplas oportunidades de desenvolvimento e progresso na carreira”, pontua o executivo.
O estudo traz informações fundamentais para definir políticas internas em cada organização, fortalecendo a competitividade, a reputação e o compromisso com a excelência e seu reconhecimento como marca empregadora. As empresas, ao adquirirem o relatório analítico aprofundado, têm acesso a informações preciosas sobre a visão de cada stakeholder avaliado, incluindo comparações com outras companhias e com a média das empresas avaliadas.
Metodologia
Para a elaboração do ranking 2024, foram feitas 9.726 entrevistas, divididas entre 4.788 funcionários próprios e de grandes empresas, 1.201 universitários e ex-alunos de escolas de negócios, 3.483 cidadãos, além de 212 entrevistas com especialistas, headhunters, sindicatos, professores universitários, e mais de 104 mil menções no ambiente digital que abordaram temas relacionados a Talento. Em paralelo, foram levantados indicadores objetivos que coletaram a realidade das 42 empresas que responderam ao questionário.
Esses públicos avaliaram as empresas em relação aos três valores-chave que influenciaram sua atratividade laboral: Qualidade do Trabalho, Marca Empregadora e Reputação Interna.