Com 75 milhões de usuários, o Brasil se destaca como o terceiro maior mercado do LinkedIn, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Índia. Em crescimento constante, a rede já é uma das principais ferramentas para busca de empregos e networking entre profissionais brasileiros, com 27% dos usuários considerando a plataforma o principal meio de encontrar novas oportunidades. No entanto, a questão do idioma do perfil – em português, inglês ou ambos – ainda gera dúvidas. De acordo com Carla D’Elia, fundadora da Save Me Teacher e especialista em Business English, essa escolha depende diretamente dos objetivos de cada profissional, porém, ela ressalta que, em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, manter um perfil bilíngue é a melhor opção.
A decisão sobre o idioma do perfil no LinkedIn impacta a visibilidade em mercados específicos e pode ser um diferencial para quem busca oportunidades em empresas multinacionais no Brasil. “Muitas vagas nesse setor são publicadas em inglês devido à exigência de fluência”, explica Carla. Por essa questão, um perfil bilíngue é ideal, pois amplia as chances de conexão com recrutadores locais e globais, sendo uma vantagem tanto para quem quer trabalhar no exterior quanto para quem deseja conquistar posições de destaque nas melhores empresas em território nacional.
Para quem já atua em uma empresa internacional e possui networking ou experiência no Brasil, manter o perfil bilíngue – e não apenas em inglês – pode ser estratégico, já que novas oportunidades podem surgir a partir de contatos antigos no mercado local. Além disso, um perfil bilíngue transmite a versatilidade cultural do profissional, essencial para empresas que valorizam a diversidade e a compreensão de diferentes mercados.
Em suma, o perfil bilíngue oferece o “melhor dos dois mundos” e permite que o profissional se conecte com recrutadores de diferentes mercados, ampliando as suas possibilidades de carreira. “Ter um perfil apenas em português ou apenas em inglês limita o alcance e o tipo de oportunidades que podem ser atraídas”, reforça Carla.
Porém, independentemente do idioma escolhido, a Save Me Teacher recomenda que o perfil seja bem estruturado, com descrições claras e diretas, valorizando as qualificações e experiências de maneira acessível a diferentes audiências. Com presença em mais de 200 países, o LinkedIn é uma vitrine global, onde o cuidado com a apresentação e a escolha do idioma pode conectar talentos brasileiros a oportunidades de destaque, tanto no Brasil quanto no exterior.
Confira essas e outras dicas sobre o uso do inglês em plataformas de trabalho do uso do idioma no ambiente corporativo em: https://www.instagram.com/savemeteacher/.