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Governador em exercício realiza visita técnica em futura estação da Linha 17-Ouro

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Primeiro trem da nova linha passa por testes, enquanto segunda composição, que chegou da China em dezembro, aguarda liberação para ser transportada para a Capital

O governador em exercício Felicio Ramuth realizou nesta terça-feira (7), na zona sul da capital, uma visita técnica ao primeiro trem da Linha 17-Ouro, que passa por testes no Pátio Água Espraiada, e à futura estação Vereador José Diniz, que tem 72% das obras concluídas. O segundo trem da operação desembarcou no Porto de Santos em dezembro e aguarda a liberação aduaneira para o início da operação logística de transporte, que trará os vagões em carretas até a capital.

No total, 14 composições farão parte da frota da nova linha, que tem previsão de inauguração em 2026 e ligará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos, além da Linha 5-Lilás. As obras da Linha 17 foram retomadas nesta gestão, em setembro de 2023.

“Essa é uma obra emblemática para a população do estado de São Paulo, em especial para a cidade de São Paulo. Venho fazer essa visita para não só conhecer o trem, mas também o andamento da obra. Percebemos que realmente tudo aquilo que já havia sido planejado está sendo rigorosamente cumprido e caminhando dentro do previsto para que a gente possa entregar essa importante linha aos paulistanos”, avaliou Felicio.

O projeto da Linha 17-Ouro segue o sistema de monotrilho e tem obras aceleradas em sua primeira fase, composta por oito estações entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), além do Pátio Água Espraiada. Quando entregue, a primeira fase transportará mais de 93 mil passageiros por dia.

As obras da futura Estação Vereador José Diniz, da Linha 17-Ouro, estão avançadas, com 72% da obra civil e sistema concluídas. Nesta etapa da obra civil, a estação está na fase de acabamentos externo e interno, piso tátil, topografia para paisagismo e estrutura metálica no elevador. Já em sistema, estão sendo implantadas as portas de plataforma, ventilação auxiliar, quadros de baixa tensão, elevadores, escadas rolantes e cubículos de média tensão.

Já o pátio Água Espraiada está com 66% das obras concluídas. Está na fase da execução de vigas-guia e da instalação de track switches (chaves de via). Este equipamento é utilizado para direcionar trens de uma via para outra, possibilitando assim maior eficiência e flexibilidade na operação.

“As obras da Linha 17-Ouro reforçam o compromisso desta gestão em modernizar e melhorar a mobilidade urbana de São Paulo. Essa linha será um marco na integração entre o Aeroporto de Congonhas e o sistema de transporte público, beneficiando milhares de passageiros. Já recebemos dois trens que atenderão a linha e seguiremos trabalhando para que cada etapa avance com qualidade”, afirma o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.

Características dos trens da nova Linha 17-Ouro

O Governo de São Paulo contratou um lote de 14 composições da BYD Skyrail para atender exclusivamente à operação da Linha 17-Ouro. Atualmente, 12 trens estão em produção na China e chegarão ao Brasil ao longo de 2025, conforme o cronograma estabelecido.

As composições contam com o modo de operação automática (UTO), utilizando tecnologia de Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS) e sistema de sinalização CBTC, que, por meio de comunicação via rádio digital, forma blocos móveis entre os trens, permitindo maior aproximação entre eles e a redução do intervalo de circulação.

Cada trem é formado por cinco carros, sendo que os de extremidade contam com 21 assentos cada, enquanto os intermediários têm 24 assentos cada, totalizando 114 assentos e capacidade total para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para deficiente. A composição possui passagem livre entre os carros, sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistemas de detecção e combate a incêndio, de comunicação audiovisual aos passageiros, com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato ao Centro de Controle Operacional (CCO).

O monotrilho opera sobre uma viga de concreto de 800mm de largura e possui dois truques por carro, sendo cada um equipado com um motor de tração, duas rodas de carga, quatro rodas guia e duas rodas estabilizadoras. O monotrilho opera com uma tensão nominal de 750 Vcc, com velocidade operacional de 80 km/h.

O trem é equipado com baterias de tração, que funcionam como fonte de energia reserva para o veículo, garantindo assim que o trem chegue à próxima estação, mesmo que haja interrupção no fornecimento de energia, proporcionando uma segurança maior para o usuário em caso de emergência operacional.

Avanço nas obras da Linha 17-Ouro

As obras da Linha 17-Ouro, retomadas em setembro de 2023, seguem em ritmo acelerado. Mais de mil trabalhadores estão envolvidos em atividades como o lançamento de vigas, ajustes e acabamentos das estações e instalação de sistemas.

Dutos, cabeamento elétrico e trilhos de captação de energia estão em instalação, enquanto equipamentos específicos, como portas de plataforma e subestações, estão sendo fabricados na China, Alemanha, Hungria e Espanha.

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