O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, anunciou que a Agência e a prefeitura de Belo Horizonte vão convidar comunicadores internacionais para promover o carnaval da capital mineira em 2026 no exterior. Freixo revelou a iniciativa na tarde desta quinta-feira (22), no Mercado Central, em coletiva de imprensa ao lado do prefeito da cidade, Álvaro Damião. “Vamos trazer jornalistas estrangeiros para cobrir o carnaval de Belo Horizonte, que é crescente, cada vez mais expressivo na cultura de rua, o que é muito brasileiro. O carnaval de BH é organizado, seguro, familiar e, o que é muito importante e sustentável”, afirmou.
Freixo visita Belo Horizonte para o lançamento do minidocumentário “Belo Horizonte: um destino sustentável”, da série Turismo Transforma, iniciativa da Embratur que evidencia experiências turísticas com impacto social, econômico, ambiental e cultural em diversas regiões do Brasil. Na ocasião, ele destacou o potencial turístico internacional da capital mineira.
“O turismo cada vez mais é uma relação de experiência. O Brasil não é só sol e praia. É gastronomia, é cultura e é natureza, que são três elementos muito fortes em Belo Horizonte. É um potencial muito grande e, sem dúvida, uma oportunidade de colocar BH no mundo e fazer com que esses turistas internacionais venham para cá”, explicou.
O episódio do Turismo Transforma de BH é resultado do Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, lançado pela Agência em setembro de 2024, durante a ABAV Expo, no qual a Belotur conquistou o primeiro lugar. O minidoc Belo Horizonte: Destino Sustentável mostra a hospitalidade, a gastronomia, a força carnavalesca, a pujança cultural da periferia e do centro belorizontino como atrativos para turistas internacionais, além da força do setor turístico para dar sustentabilidade ao destino.
“Hoje lançamos um filme que é fruto de um prêmio que a Belotur recebeu pela relação de sustentabilidade com promoção do turismo. Ninguém hoje no mundo viaja para um lugar que não tenha responsabilidade com a sustentabilidade. Então, Belo Horizonte está à frente. A parceria com a Belotur e a prefeitura já existe e a promoção do carnaval é um bom caminho”, ressaltou Freixo.
O prefeito da capital mineira, por sua vez, afirmou que para fortalecer a promoção internacional da região é importante a proximidade com a Embratur. “Receber o presidente da Embratur em Belo Horizonte é uma alegria para nós e sinal do que queremos e vamos conseguir chegar, que é internacionalizar a marca de Belo Horizonte. E os belorizontinos ficam felizes porque querem Belo Horizonte na rota cultural, dos eventos e do turismo. Queremos Belo Horizonte na rota internacional. Não tem como você falar de rota internacional do turismo em BH sem passar pela Embratur e uma parceria com a Embratur”, disse Álvaro Damião.
Álvaro Damião ressaltou, ainda, que Belo Horizonte é a cidade do “sim”. “A gente vai implantar essa ideia na cabeça do belorizontino. Sim, eu vou fazer ecoturismo em Belo Horizonte. Sim, eu vou para o carnaval mais seguro do Brasil. Sim, eu conheço a capital das Minas Gerais. Sim, eu sei qual é a história do clube da esquina, porque nós vamos ter o nosso museu no bairro Santa Tereza. Sim, Belo Horizonte vai voltar a ser a rota cultural nacional e internacional”, garantiu.
Turismo transforma
A Embratur e a Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) lançaram, na noite desta quinta-feira (22), na capital mineira, o minidocumentário “Belo Horizonte: um destino sustentável”. O evento aconteceu na agência de cultura e economia criativa P7 Criativo. Participaram do lançamento o presidente da Embratur e o prefeito de Belo Horizonte, além da presidente da Belotur, Bárbara Menucci, e da gestora do P7 Criativo, Márcia Andrade Carmo de Azevedo.
Para Freixo, Minas é estratégica para a diversificação na promoção de destinos no exterior e uma importante representante da diversidade e da cultura dos destinos brasileiros. “O Brasil está vivendo uma boa fase no turismo. No primeiro quadrimestre, registramos a entrada de 4,4 milhões de visitantes estrangeiros, 51% a mais que nos primeiros quatro meses do ano passado. Isso é fruto de um trabalho coletivo de diversificação dos nossos destinos e Minas e Belo Horizonte são essenciais”, disse.
O doc leva o espectador a um passeio pelas ruas das periferias ao centro da cidade, passando por projetos sociais como o Cerâmica Santana, que é parte de um roteiro turístico que apresenta, entre outras experiências, o resultado da união de jovens que produzem peças de cerâmica no Aglomerado da Serra. O doc mostra, ainda, o bloco afro de favela Seu Vizinho, importante expoente carnavalesco, que gera empregos e impulsiona a formação de músicos. E o projeto Recicla Belô, de catadores e artesãos, que gera valor a partir da destinação correta de resíduos da capital.
Press trip à mineira
Em 2024, a Embratur e o Sebrae levaram jornalistas argentinos e chilenos para uma press trip em Minas Gerais, durante o Carnaval. Além de passarem as festas em BH, o grupo conheceu Belo Horizonte, Ouro Preto e o Instituto Inhotim, em Brumadinho. A Agência vem trabalhando com uma série de estratégias para mostrar o estado como opção de diversificação de destinos para o Brasil e como referência nos segmentos de cultura, gastronomia, ecoturismo e diversidade.
Para se ter uma ideia, somente nos primeiros quatro meses de 2025 a Embratur promoveu Belo Horizonte (MG) na Feira Internacional de Turismo (Fitur), na Espanha, em janeiro, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, em março, e na Galeria Visit Brasil Paris, na capital francesa, em abril. O espaço-conceito elaborado pela Embratur e pelo Sebrae focou na promoção dos patrimônios brasileiros listados pela UNESCO e incluiu nas experiências, as cidades históricas de Minas.
Importante destacar, também, que Minas é um dos estados que acompanha o crescimento nacional na chegada de turistas internacionais, conforme consta no portal de Dados da Embratur. No primeiro quadrimestre de 2025, a região teve um aumento de 8,61% em visitantes do exterior.
Queijo canastra
BH, para os íntimos, volta ao Turismo Transforma após participar do terceiro episódio do projeto, centrado em turismo de base comunitária e que traz, como protagonista, o mundialmente famoso Queijo Canastra, produzido na serra que dá nome ao laticínio, em Minas Gerais. O mini doc mostra a produção do queijo e o turismo comunitário em área rural, e como todo esse trabalho, tradicionalíssimo, transforma a vida dos envolvidos nessa atividade e chega aos grandes restaurantes da capital mineira, elevando a gastronomia local a níveis internacionais.